Milésimo gol de Pelé ganha mostra no Museu do Futebol em SP

Os visitantes também podem ver uma reprodução da camisa 10 do Santos que o ex-atleta usava na ocasião do milésimo gol

PeléPelé - Foto: Marcello Casal Jr /Agência Brasil

O mais lembrado dos 1.279 gols de Pelé é, provavelmente, o milésimo, que ocorreu em vitória por 2 a 1 do Santos sobre o Vasco -para desespero do goleiro argentino Andrada, que socava o gramado do Maracanã, com raiva, enquanto o camisa 10 santista celebrava a marca.

Na próxima terça-feira (19), o feito completa 50 anos e ganha uma homenagem organizada pelo Museu do Futebol, nas dependências do estádio do Pacaembu, em São Paulo, que ficará em cartaz até 1º de dezembro.

Ocupando a sala Osmar Santos, a principal atração da mostra intitulada "Pelé Mil Gols" são cem charges de JC Lobo, cartunista de Santos (SP), falecido em 2016, que acompanhou a carreira do ex-jogador. Ele publicou seus trabalhos em veículos como A Tribuna, Cidade de Santos e Gazeta Esportiva.

Leia também:
Messi pode bater recorde de Pelé no Santos nesta temporada
Com desempenho apático, Brasil perde para Argentina


Os visitantes também podem ver uma reprodução da camisa 10 do Santos que o ex-atleta usava na ocasião do milésimo gol, feita com o mesmo material e peso da camisa original.

Entre as obras em vídeo, haverá a exibição da série documental "Memórias do Milésimo", veiculada pela ESPN Brasil, e uma produção inédita que mostra a cobertura jornalística de diferentes cidades nas quais Pelé jogou após seu 999º tento, refazendo a trajetória até o gol mil.

Ainda por ocasião da exposição, no dia da inauguração, às 19h, o local receberá o lançamento de uma tiragem comemorativa do livro "As Joias do Rei Pelé", do jornalista Celso de Campos Jr. Na sequência, haverá sessão de autógrafos e bate-papo com o autor e o jornalista Alberto Helena Jr.

As visitas educativas ao Museu do Futebol e ao estádio do Pacaembu que ocorrem nos dias 23, 24 e 30/11 e 1º/12 terão ainda um roteiro temático dedicado à presença de Pelé no acervo.

Pelé mil gols
Onde: Estádio do Pacaembu - Museu do Futebol - Pça. Charles Miller, s/ nº, Pacaembu, região central, São Paulo, tel. 3664-3848
Quando: ter. a dom.: 9h às 17h. Abertura: ter. (19)
Quanto: R$ 20

Veja também

Por cansaço muscular, sete atletas são poupados do treino do Santa Cruz nesta terça
Santa Cruz

Por cansaço muscular, sete atletas são poupados do treino do Santa Cruz nesta terça

Recuperado, Rafael Thyere vive expectativa de retorno no Sport
Sport

Recuperado, Rafael Thyere vive expectativa de retorno no Sport