Sport

Milton Bivar crava eleições diretas no Sport, mas decisão ainda precisa ser referendada por Conselho

Ex-presidente do clube garante que pleito contará com participação de sócios

Decisão sobre formato de eleição no Sport ainda será referendada por ConselhoDecisão sobre formato de eleição no Sport ainda será referendada por Conselho - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O ex-presidente do Sport Milton Bivar cravou que a eleição que escolherá o novo mandatário do clube ocorrerá de forma direta (com participação dos sócios) e em um prazo de 15 dias, conforme prevê o estatuto da agremiação. A informação foi revelada por ele em entrevista ao comentarista Ralph de Carvalho, da Rádio Jornal, na manhã desta sexta-feira. A decisão, no entanto, ainda precisará ser referendada em reunião do Conselho Deliberativo, que deve ocorrer na terça-feira.

“Conversei com (Gustavo) Oiticica (vice-presidente do Conselho) e com Pedro Leonardo Lacerda (presidente do Conselho Deliberativo). Quero tranquilizar a torcida rubro-negra: na próxima eleição do Conselho, será marcado eleições diretas para 15 dias, o que é o correto. Esse pessoal que está lá ama o clube como qualquer rubro-negro. Ninguém está querendo, como se aproveitaram para falar que é golpe, ninguém está querendo nada disso”, disse Bivar, que renunciou ao cargo, na última terça-feira, junto com o seu vice, Carlos Frederico.

Procurado pela Folha de Pernambuco, o presidente interino do Conselho Deliberativo, Gustavo Oiticica, confirmou que recebeu a ligação de Milton, mas informou que a decisão sobre o formato do novo pleito está nas mãos dos conselheiros.

“Quem pode decidir se vai ser eleição direta ou indireta (apenas com conselheiros) é na reunião do Conselho, são os conselheiros. Inclusive eu, como presidente do Conselho, não tenho direito a voto. E Pedro Lacerda, como está presidente do executivo, nem comparece à eleição”, frisou o dirigente. A reportagem também tentou contato com Pedro, mas não obteve retorno.

Questionado se é possível realizar eleições em 15 dias após o Conselho referendar a realização do pleito de forma direta, Gustavo deixou em aberto essa possibilidade, tendo em vista os trâmites legais que precisarão ser seguidos até a liberação do evento. 

“Se a eleição for direta, vai ter aquele trâmite legal. Vai ser formada a comissão eleitoral, essa comissão eleitoral é que marca a data, é quem vai falar com o Governo (do Estado) pra liberar o evento diante da pandemia. Vai ter ainda que dar prazo para os candidatos. Então tem uma série de prazos legais que precisam ser cumpridos. Esse prazo quem vai definir é a comissão eleitoral”, alegou Oiticica. 

Dois candidatos derrotados na última eleição, como Nelo Campos e Eduardo de Carvalho, prometeram ingressar com ação na Justiça caso o Conselho Deliberativo do Sport não convoque novas eleições diretas no prazo de 15 dias.

A intenção dos então postulantes à cadeira principal do executivo surgiu após o CD indicar, em reunião na última quarta-feira, o atual mandatário do órgão, Pedro Lacerda, para comandar o Sport provisoriamente por 90 dias até que seja convocado o novo pleito, contrariando o regimento rubro-negro. No mesmo dia, um grupo de torcedores realizou um protesto na Ilha do Retiro para pedir eleições diretas.

Veja também

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport
Sport

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP
Automobilismo

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP

Newsletter