Basquete

Morre Gerasime Bozikis, o Grego, ex-presidente da CBB, aos 79 anos

Dirigente presidiu ainda a federação de basquete do Rio e foi jogador e diretor do Botafogo

Gerasime Bozikis, ex-presidente da CBBGerasime Bozikis, ex-presidente da CBB - Foto: Assessoria/CBB

A Confederação Brasileira de Basquete confirmou nesta sexta-feira a morte de Gerasime Nicolas Bozikis, o Grego, aos 79 anos. Bozikis foi presidente da entidade de 1997 a 2009. A causa da morte não foi informada.

Nascido em Atenas, o dirigente chegou ao Brasil com 16 anos e iniciou a carreira nas quadras. Jogou até os anos 1970 e passou por Botafogo, Sírio e Tijuca. Foi também presidente da federação de basquete do Rio e diretor da modalidade no Botafogo.

"Grego era um apaixonado pelo esporte. Um cara que pude conhecer melhor após assumir à presidência da CBB e que me surpreendeu positivamente pela sua simplicidade e pelo seu caráter. Meus pêsames à família e meu carinho. Sintam-se abraçados e orgulhosos pelo homem que ele foi. Meu respeito e admiração", citou o presidente da CBB, Guy Peixoto.

Durante sua gestão, o basquete brasileiro viveu alguns momentos turbulentos e outros de transição. O time masculino foi tricampeão pan-americano, mas ficou de fora dos jogos de Sidney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008. Já as mulheres tiveram como melhor resultado olímpico o bronze em Sidney.

A Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o NBB, também divulgou nota de pesar. "Gerasime participou do processo de chancela da CBB à LNB na criação da liga, ainda em 2008", lembra a entidade.

O dirigente fazia parte do comitê permanente de ética da Federação Internacional de Basquete, a FIBA. Seu corpo será sepultado neste sábado, às 16h, no Cemitério São João Batista, em Nova Friburgo, cidade serrana do Rio onde sua família se estabeleceu ao chegar ao Brasil.

Veja também

Treinador do Santa Cruz revela estratégia de "vaias artificiais" durante treino fechado; entenda
SANTA CRUZ

Treinador do Santa Cruz revela estratégia de "vaias artificiais" durante treino fechado; entenda

Técnico do Santa Cruz comemora classificação no Estadual: "Marca para a grandeza desse clube"
SANTA CRUZ

Técnico do Santa Cruz comemora classificação no Estadual: "Marca para a grandeza desse clube"