Morre Vadão, ex-técnico da seleção feminina de futebol

Ele enfrentava um câncer de fígado, descoberto no final de 2019

Vadão, ex-técnico da seleção feminina de futebol do BrasilVadão, ex-técnico da seleção feminina de futebol do Brasil - Foto: Assessoria/CBF

Morreu, nesta segunda-feira (25), aos 63 anos, Oswaldo Fumeiro Alvarez, mais conhecido como Vadão. Treinador da seleção feminina de futebol brasileira entre 2017 e 2019, Vadão lutava contra um câncer de fígado, que causou sua morte. Diagnosticado com a doença em dezembro de 2019, o treinador realizava tratamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele deixa a esposa, Ana Alvarez, e dois filhos, Adriano e Carolina Alvarez.

Querido entre os esportistas, Vadão recebeu homenagens de atletas com quem trabalhou. Uma delas foi a estrela da seleção feminina, Marta Silva. "Vá em paz professor. Sua missão nessa terra você cumpriu e com muito êxito. Desconheço qualquer ser humano igual, você soube viver a vida de maneira digna e honestamente, orgulho demais de ter vivido momentos maravilhosos ao seu lado e ter tido a oportunidade de aprender muito. Obrigada por tudo e descanse em paz", escreveu a camisa 10.

Cristiane, que também foi treinada pelo ex-técnico, relembrou momentos com Vadão. “Eu tô tentando assimilar e entender a sua partida tão cedo! Tem pessoas que entram nas nossas vidas de uma maneira que nem sempre esperamos, pessoas que em tão pouco tempo tornam-se como da nossa família. Você era uma pessoa absurdamente bondosa, de um coração gigante, que tentava abraçar todo mundo”, publicou Cristiane.

História
Como treinador, foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 2001 pelo São Paulo. Também venceu estaduais no Paraná (Athletico-PR, em 1999) e Santa Catarina (Criciúma em 2013). Foi duas vezes técnico da seleção feminina, entre 2014 e 2016 e de 2017 a 2019. Foi campeão da Copa América em 2014 e 2018, mas não obteve bons resultados nos principais torneios que disputou. No Rio de Janeiro, ficou em quarto lugar na Olimpíada de 2016 e acabou eliminado nas oitavas de final do Mundial de 2019. 

Veja também

Medina avança à semifinal do surfe nas Olimpíadas
Jogos Olímpicos

Medina avança à semifinal do surfe nas Olimpíadas

Para reforçar laterais, Sport encaminha retornos de Ewerthon e Juba
Sport

Para reforçar laterais, Sport encaminha retornos de Ewerthon e Juba