Futebol

Movido a Futebol; filme conta a história de um jovem com paralisia cerebral apaixonado pelo Milan

Evinho Bonfim fundou o Milan dos Coelhos, uma equipe amadora e escola de futebol batizada com o nome do time do coração e o bairro onde ele mora

Filme Movido a FutebolFilme Movido a Futebol - Foto: Divulgação

Evinho Bonfim teve paralisia cerebral espástica ao nascer. As dificuldades de mobilidade não o impediram de amar o futebol e o time italiano Milan. Assim, aos 14 anos, ele fundou o Milan dos Coelhos, uma equipe amadora e escola de futebol batizada com o nome do time do coração e o bairro onde ele mora, no Recife.
 
A história de como esse projeto ajuda hoje centenas de crianças e jovens é mostrada no documentário Movido a Futebol - A Campanha. O filme foi selecionado para a Mostra Competitiva Internacional do Festival de Cine de Futebol (Cinefoot), que realiza a décima primeira edição este ano. 

O documentário mostra como um time de várzea sobrevive diante da falta de patrocínio e como o técnico é inserido na sociedade através do futebol. A produção foi longa. Contando apenas como recursos próprios e com o trabalho voluntário da equipe de filmagem e edição, a peça demorou um ano para ser concluída. À frente das ações está Rafael Dourado.


Ele comanda a campanha Movido a Futebol, uma iniciativa para levantar fundos e criar parcerias para ajudar e patrocinar projetos amadores e sociais como o Milan dos Coelhos. “No início era para ser só uma campanha, mas a gente acabou virando membro da família de Evinho”, brinca Dourado. 

Para que o documentário contasse bem a história do Milan dos Coelhos, a produção realizou diversas entrevistas e filmou muitas horas de treinos e partidas nas precárias instalações do futebol de várzea da cidade. Ajustes de horários foram necessários para encaixar a agenda da equipe voluntária, que tem outros empregos, com a rotina de atividades do time.

Outra dificuldade foi o deslocamento de Evinho Bonfim em sua cadeira de rodas para os locais de filmagem. Infelizmente, o Recife ainda tem muitos obstáculos à locomoção de pessoas com deficiência.

Escancarar esses problemas faz parte da motivação por trás do documentário. “Nós queríamos mostrar um pouco mais da história de Evinho e do Milan dos Coelhos e fazer com que ela chegasse mais longe, queríamos que mais gente conhecesse essa história. Dessa forma, esperamos realmente fazer a diferença. Estou muito feliz com a nossa seleção para o festival”, conta Dourado.

Por conta da pandemia, o 11º Cinefoot será realizado, online e gratuitamente, de 20 a 27 de novembro. A exibição do curta será no dia 22. Uma versão mais longa do documentário Movido a Futebol será exibido na TV Futura no dia 20 de novembro.

Sinopse 
Evinho Bonfim teve paralisia cerebral espástica ao nascer. As dificuldades de mobilidade não o impediram de amar o futebol e o Milan. Foi assim que, aos 14 anos, ele fundou o Milan dos Coelhos. Há mais de duas décadas o projeto do treinador Evinho ajuda a mudar a realidade de crianças e jovens do bairro dos Coelhos, no Recife. O documentário mostra como um time de várzea sobrevive diante da falta de patrocínio e como o técnico é inserido na sociedade através do futebol.


Ficha Técnica:
Diretor: Rafael Dourado
Produtor executivo: Matheus Rocha e Rafael Dourado Diretor de Fotografia: Matheus Lustosa e Matheus Rocha Roteiristas: Izabel Carvalho e Matheus Rocha Editor/Montador: Matheus Lustosa e Matheus Rocha Imagens Aéreas: Lucas Martins e Luiz Carlos
Trilha Sonora: Milla Bigio e Samuel Nóbrega
Apoio: Rômulo Francisco e Marcos Lacerda
Comunicação: Suzana Valença

Veja também

GP do Bahrein é interrompido após grave acidente com Grosjean
Acidente

GP do Bahrein é interrompido após grave acidente com Grosjean

No retorno aos ringues, Tyson empata com Roy Jones Jr.
Boxe

No retorno aos ringues, Tyson empata com Roy Jones Jr.