Esportes

MPT abre inquérito e pede explicações ao Flamengo por treinos

Segundo o inquérito, entre as ações, o rubro-negro carioca terá que comprovar se as atividades estão dentro da legalidade do que foi estabelecido pelo governo estadual

Flamengo volta aos treinos e terá que se explicar ao MPT-RJFlamengo volta aos treinos e terá que se explicar ao MPT-RJ - Foto: Reprodução/TV Globo

O Flamengo retomou os treinos, mas o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) ainda quer alguns esclarecimentos por parte do clube, que está desde terça-feira (19) na ativa.

A procuradora do trabalho Valdenice Amalia Furtado instaurou inquérito, ao qual a reportagem teve acesso, para apurar se a volta dos treinamentos está amparada em bases legais. Segundo a magistrada, o clube tem cinco dias para comprovar o seguinte: (1) Que sua atividade não foi suspensa pelas autoridades competentes; (2) o procedimento com relação a trabalhadores contaminados ou com suspeitas de estarem com Covid-19; e a adoção de medidas de combate à propagação da Covid-19, relacionando-as.

O inquérito foi instaurado na última quarta-feira (20) e tem como base imagens feitas pelo helicóptero da Rede Globo, que flagrou imagens do treino, e também uma reportagem do UOL Esporte, que corroborou a informação sobre a atividade.
O governador Wilson Witzel contrariou seu próprio decreto e afirmou que a volta das atividades está por conta dos clubes, ainda que os treinamentos não constem como atividades essenciais durante o período de quarentena, válido até dia 31 de maio.

Leia também:
Flamengo negocia com Náutico dívida com relação a Thiago
Justiça mantém pensão a vítimas de incêndio no Ninho do Urubu
Flamengo confirma 38 casos de coronavírus, incluindo três jogadores

A Prefeitura do Rio, por sua vez, garantiu que há sanções possíveis para o Rubro-Negro. Beatriz Busch, secretária municipal de Saúde, reiterou que o Flamengo não está autorizado a retomar os trabalhos.

"O retorno aos treinos, físicos ou táticos, ainda não está permitido, ao menos até o próximo dia 25, quando vamos rediscutir. O médico do Flamengo ficou de levar à presidência e nos dizer o que está acontecendo lá de verdade. Há mecanismos de fiscalização que estão acontecendo. Nós temos certeza que o Flamengo, que é um grande parceiro do Rio de Janeiro, vai seguir a regra até o dia 25, quando voltaremos a conversar".

O Flamengo alegou que o retorno teve o aval dos funcionários e jogadores. Nesta sexta (22), o elenco é aguardado para uma nova rodada de atividades em três campos do Ninho do Urubu. O presidente Rodolfo Landim esteve em Brasília para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro. Na agenda, os mandatários discutiram a retomada do futebol no país. Ao lado do Vasco, o clube rubro-negro é o maior entusiasta da ideia no Rio de Janeiro.

Veja também

Galtier afirma que Mbappé está recuperado de lesão muscular
Futebol Internacional

Galtier afirma que Mbappé está recuperado de lesão muscular

Recife recebe o Brasil Tennis Classic entre 15 e 21 de agosto
Tênis

Recife recebe o Brasil Tennis Classic entre 15 e 21 de agosto