Esportes

Nadal será terceiro cabeça de chave em Wimbledon

Assim, Nadal, de 33 anos e vencedor de 18 Grand Slams, terá de seu lado da chave Federer ou Djokovic

Rafael Nadal, tenista espanholRafael Nadal, tenista espanhol - Foto: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP

O suíço Roger Federer foi designado nesta quarta-feira (26) o segundo cabeça de chave de Wimbledon, à frente do rival Rafael Nadal, apesar de estar atrás do espanhol no ranking ATP. Nadal, número 2 do mundo, atrás do sérvio Novak Djokovic, se queixou na segunda-feira do sistema único que Wimbledon adota para determinar seus cabeças de chave, combinando os pontos do ranking ATP com os resultados obtidos sobre grama.

Assim, Nadal, de 33 anos e vencedor de 18 Grand Slams, terá de seu lado da chave Federer ou Djokovic, atual campeão em Wimbledon. Apesar de tudo, Nadal, campeão em Wimbeldon em 2008 e 2010, afirmou que aceitaria um terceiro lugar e lutará para ganhar todos os jogos necessários.

"Se sou o número 3, para chegar à final Djokovic ou Federer estarão no meu chaveamento. Só pode acontecer nas semifinais, então tenho que ganhar cinco jogos", declarou à emissora espanhola Movistar. "Não só no meu caso particular, aconteceu várias vezes com outros jogadores que jogaram bem o ano todo em todas as superfícies, que ganharam um status e lá esse status não é respeitado. Por esse motivo podem ter chaveamentos mais complicados", afirmou.

Os outros três torneios de Grand Slam (Austrália, Roland Garros e US Open) respeitam o ranking ATP para estabelecer seus cabeças de chave. "A única coisa que não me parece justa em toda essa história é que só Wimbledon faça isso", criticou Nadal, considerando que seria mais correto se todos os torneios levassem em consideração os últimos resultados de suas respectivas superfícies.

Com a regra em vigor, o sul-africano Kevin Andreson, oitavo do mundo, será o quarto cabeça de chave em Wimbledon, impulsionado pela final disputada contra Djokovic no ano passado no Grand Slam britânico. Já a chave feminina respeitou o ranking mundial: recém-sagrada campeã em Roland Garros, a australiana Ashleigh Barty será a primeira cabeça de chave, seguida pela japonesa Naomi Osaka. Atual campeã, a alemã Angelique Kerber é a quinta cabeça de chave.

Leia também:
Rafael Nadal segue longe de Djokovic no ranking ATP
Não foi nosso último jogo, diz Nadal após vencer Federer

Veja também

Gabigol assume erro, explica por que vestiu camisa do Corinthians e diz: 'Amo o Flamengo'
Futebol

Gabigol assume erro, explica por que vestiu camisa do Corinthians e diz: 'Amo o Flamengo'

Dorival convoca Rafael, do São Paulo, e mais três jogadores para fechar grupo para Copa América
Seleção Brasileira

Dorival convoca Rafael, do São Paulo, e mais três jogadores para fechar grupo para Copa América

Newsletter