Nadal vence Medvedev e conquista título do US Open

Em uma batalha de cinco horas, o espanhol conseguiu vencer o russo e acumulou o 19° Grand Slam da carreira

Rafael Nadal venceu o US OpenRafael Nadal venceu o US Open - Foto: JOHANNES EISELE / AFP

Rafael Nadal conquistou neste domingo (8) seu quarto US Open, o 19º título de Grand Slam de sua carreira, ao derrotar Daniil Medvedev ao fim de uma longa batalha de cinco sets, parciais de 7/5, 6/3, 5/7, 4/6, 6/4.

O espanhol, atual número dois do mundo, igualou a marca de John McEnroe com seus quatro títulos em Flushing Meadows, a um troféu do recorde da era moderna (a partir de 1968) que pertence a Roger Federer, Pete Sampras e Jimmy Connors. Nadal também se aproximou a um título de Grand Slam do recordista de todos os tempos, seu rival e amigo Federer, dono de 20 troféus de Majors.

"O toro", "a máquina", "o animal": todos são adjetivos que definem a atuação do espanhol de 33 anos, que nesta temporada conquistou o título de Roland Garrose foi finalista do Aberto da Austrália. Do outro lado da quadra, porém, Nadal encontrou um Medvedev guerreiro e que não desistiu de buscar a vitória, apesar de se ver perdendo por 2 sets a 0.

O russo, que nunca teve o apoio da torcida devido a problemas de comportamento em quadra que marcaram seu início de campanha no US Open, deixou a pressão de lado e conseguiu levar a disputa do título para um quinto e decisivo set, onde acabou sucumbindo diante da frieza de Nadal nos momentos decisivos.

Leia também:
Nadal derrota Cilic e avança às quartas do US Open
Djokovic abandona partida e Wawrinka avança no US Open
Serena perde nova chance de igualar recorde no US Open


Ao fim do último ponto, Nadal caiu sobre a quadra visivelmente emocionado e cansado, escondendo entre as mãos a emoção e o alívio de ter vencido a segunda partida mais longa da história das finais do US Open. O espanhol também não conseguiu conter as lágrimas ao assistir no telão da quadra central do complexo de tênis de Flushing Meadows a um vídeo que lembrou cada um de seus 19º títulos de Grand Slam.

Veja também

Pelé chama Maradona de 'incomparável' e diz amá-lo em texto de homenagem
Luto

Pelé chama Maradona de 'incomparável' e diz amá-lo

Inspirado em símbolo do basquete local, time promove reencontro entre gerações
Veteranos

Inspirado em símbolo do basquete local, time promove reencontro entre gerações