Não utilização de João Igor coincide com queda do Sport

Volante teve um bom desempenho na Série B antes da Copa América e vem sendo preterido pelo treinador Rubro-Negro

João Igor ficará no Sport, pelo menos, até 2021João Igor ficará no Sport, pelo menos, até 2021 - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Com 15 jogos disputados, 23 pontos ganhos e a 10° posição alcançada, o Sport vive um momento de dúvidas no Campeonato Brasileiro da Série B. Até a parada para a Copa América, na oitava rodada, o Leão vinha bem, ocupava a quinta colocação e tinha sido superior em relação aos adversários em todos os jogos. Porém, em detrimento de lesões e desgastes físicos, Guto Ferreira foi obrigado a mexer na equipe que vinha encaixando e jogando um bom futebol. Entretanto, João Igor, peça importante nas oito primeiras partidas, não entrou mais em campo.

Nos treinamentos que antecederam a partida contra o São Bento, a primeira após a Copa América, João Igor estava entre os titulares. No entanto, o segundo volante sofreu uma entorse no tornozelo direito, que o afastou não apenas da partida contra os paulistas, como também dos dois jogos seguintes, diante de Cuiabá e Brasil de Pelotas. O jogador de 23 anos só voltou a ser relacionado perante o Paraná, na Vila Capanema.

A situação peculiar é que desde que João Igor deixou de entrar em campo, o desempenho e os resultados do Sport caíram abruptamente. Da nona rodada até a última (15°), o Leão acumulou oito pontos. Isso equivale a um aproveitamento de 38%. Já enquanto o volante esteve em campo, os comandados de Guto Ferreira conquistaram 62,5% dos pontos disputados, dos quais apenas um ele saiu do banco, contra o CRB, na oitava rodada.

A não utilização de João Igor no time do Sport é questionável. Além disso, a cabeça de área do Sport vem sendo um dos setores mais criticados nos últimos jogos. Exatamente pela fraca saída de bola desempenhadas por Ronaldo e Yago. Ambos priorizam a marcação em detrimento da qualidade no passe e acabam enfraquecendo a transição ofensiva do Leão.

Leia também:
Em crise, Sport tem uma semana repleta de 'decisões'
Guto exime culpa de Éder em derrota do Sport e cita 'ansiedade'
Sport perde por 1x0 para o Criciúma
Sport busca fazer ataque voltar a funcionar

Essa situação só melhora quando Charles (atualmente com entorse no tornozelo direito) consegue jogar, mesmo ele sendo um primeiro volante. As convicções são muito importantes para quaisquer treinadores, mas ela não pode ser uma barreira para Guto Ferreira melhorar o time do Sport.

Veja também

Atletas dos EUA consideram insuficiente decisão contra policial por morte de Breonna Taylor
Esportes

Atletas dos EUA consideram insuficiente decisão contra policial por morte de Breonna Taylor

Com Covid, Ibrahimovic vira desfalque do Milan na Liga Europa
Coronavírus

Com Covid, Ibrahimovic vira desfalque do Milan na Liga Europa