Racismo

Sport repudia racismo na Ilha e lamenta "escassez de material" para identificar envolvidos

Natasha do Nascimento, atacante do Doce Mel, relatou insultos racistas da torcida do Leão

Natasha do Nascimento, atacante do Doce MelNatasha do Nascimento, atacante do Doce Mel - Foto: Reprodução/ GE

O Sport enviou à Folha de Pernambuco nesta segunda-feira (4) uma nota de repúdio ao episódio de racismo relatado pela atacante do Doce Mel-BaNatasha do Nascimento, na Ilha do Retiro no último domingo (03), pelas oitavas de final do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A-3.

No pronunciamento, o clube diz condenar "todo e qualquer ato de racismo e discriminação", e que está acompanhando "de perto" as investigações, através da Vice-Presidência de Inclusão e Diversidade. O Sport também lamenta a "escassez de material encontrado" para identificar os responsáveis. Como a nota não foi divulgada nas redes sociais ou no site oficial do clube, você lê na íntegra ao final do texto.

Entenda o caso

Natasha do Nascimento, jogadora do Doce Mel-BA, relatou que recebeu insultos racistas da torcida do Sport, no duelo entre as equipes pelas oitavas de final do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A-3, no último domingo (03), na Ilha do Retiro. A jogadora contou à árbitra Deborah Cecilia, que colocou o ocorrido na súmula. 

“Eu caí e tive preconceito da torcida. Não vi quem era, quando eu olhei não deu para ver, mas me chamaram de macaca. Fizeram uh uh uh”, disse a atacante à reportagem do GE. 

Após o apito final, a jogadora contou o ocorrido à árbitra Deborah Cecilia, que registrou na súmula. “Após o término da partida, fui informada pela sra. natasha do nascimento, nº 11 da equipe doce mel, que a mesma ouviu da arquibancada destinada a torcida do sport, o som de um macaco em sua direção. vale ressaltar que nem eu, árbitra central, nem outro integrante da equipe de arbitragem ouviu tal fato,” escreveu Deborah

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), através do artigo-243-G, prevê pagamento de multa de R$ 100 a R$ 100 mil e diz que os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar no respectivo estádio pelo prazo mínimo de 720 dias. 

O perfil Observatório da Discriminação Racial no Futebol registrou que já são 49 denúncias de racismo no futebol em 2022. 

A partida entre Sport e Doce Mel- BA terminou 1 a 0 para as rubro-negras. O jogo da volta acontece no próximo sábado (09), no estádio Waldomiro Borges, em Jequie. As Leoas precisam do empate para avançar de fase.

Leia na íntegra nota de repúdio do Sport:

O Sport Club do Recife tomou conhecimento da acusação de racismo relatada pela atleta Natasha do Nascimento, atacante do Doce Mel/BA, após o confronto válido pelas oitavas de final do Campeonato Brasileiro Feminino A3, neste domingo (03). O Clube está acompanhando os desdobramentos do caso - ouvindo torcedores e atletas, buscando imagens de transmissão e contactando os profissionais presentes no estádio, incluindo a arbitragem. O Clube lamenta a escassez de material encontrado até o momento para a identificação, mas segue em busca junto às autoridades para o reconhecimento do(a) criminoso(a).

A Vice-Presidência de Inclusão e Diversidade, no nome de Roberta Negrini, foi acionada e está envolvida de perto na apuração do ocorrido, tendo também se colocado à disposição da equipe baiana e da jogadora para qualquer contribuição e suporte.

O Sport Club do Recife reforça que repudia todo e qualquer ato de racismo e discriminação, sendo tais condutas incompatíveis com o valores e história do Clube.

Veja também

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira
Sport

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação
Futebol

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação

Newsletter