Náutico a postos para início de maratona nesta semana

TImbu joga hoje, pelo Nordestão, o primeiro de três duelos que acontecerão até o fim de semana

Daniel Bueno não marcou gols pelo NáuticoDaniel Bueno não marcou gols pelo Náutico - Foto: Léo Lemos/Divulgação/Náutico

Começa hoje a maratona de jogos do Náutico. O primeiro dos três desafios que acontecerão até o fim de semana será nesta noite, contra o Altos/PI, na Arena de Pernambuco, pela estreia da fase de grupos da Copa do Nordeste 2018. Os compromissos seguintes serão sexta, perante o América, e domingo, diante do Central, ambos pelo Campeonato Pernambucano. Antes de pensar no Estadual, porém, o Timbu inicia a luta para quebrar o antigo incômodo de nunca ter avançado ao mata-mata da competição.

Sem novos problemas de lesão e com pouco tempo para modificar taticamente a equipe, o técnico Roberto Fernandes indicou que os titulares do Náutico que entraram em campo no último sábado, contra o Itabaiana, pela pré-Copa do Nordeste, devem ser os mesmos escolhidos para o jogo diante do Altos. Com isso, o lateral-direito Medina permanece improvisado no meio-campo, ocupando a vaga de Clebinho. Fernandinho e Daniel Bueno formarão o ataque.

Nos primeiros dois jogos oficiais da temporada, nada de gols. E nos quatro jogos-treino da pré-temporada, apenas duas bolas na rede. Com números assim, Roberto não esconde que o setor ofensivo é o que mais necessita de uma evolução.

“Neste início de trabalho, nossa maior dificuldade é a criação e conclusão de jogadas. Estamos finalizando pouco. Estamos trabalhando para deixar o time mais ofensivo no último terço de campo. A tomada de decisão tem sido segura, mas falta ousadia. Estamos errando pela passividade. O atleta tem a chance de fazer um passe em progressão, mas acaba preferindo tocar para o lado por conta do medo de errar. É preciso mais confiança, mas isso se adquire com treinamento. Tenho pouco tempo para trabalhar e por isso estou mostrando alguns vídeos. Uma coisa é falar o que eles estão errando. Outra coisa é mostrar”, apontou.

Altos/PI
O adversário do Náutico é comandado por um velho conhecido do futebol pernambucano: o técnico Waldemar Lemos, que comandou o Leão e esteve no Timbu na Série B 2017. Na equipe, os piauienses ainda têm no elenco Gideão, que passou pelo Alvirrubro entre 2011 e 2014, e o atacante Roger Gaúcho, com passagem por Rosa e Silva em 2008 - esse último está machucado e não joga. “O Altos tem jogadores experientes, acostumados a esse tipo de partida. Waldemar conhece bem o Náutico também. Acredito que vamos encontrar um time com mais cancha do que o Itabaiana”, explicou Roberto.

FICHA TÉCNICA:

Náutico
Jefferson; Thiago Ennes, Rafael Ribeiro, Claydson Camutanga e Gabriel Araújo; Negretti, Hygor, Wallace Pernambucano e Medina; Fernandinho e Daniel Bueno. Técnico: Roberto Fernandes

Altos/PI
Gideão; Vagner, Leone, Everton e Douglas; Marconi, Dos Santos, Éder e Esquerdinha; Alex Mineiro e Bruno Aquino. Técnico:

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Horário: 19h
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL). Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Wagner Jose da Silva (ambos de AL)
Transmissão: Esporte Interativo

Veja também

Bahia, São Paulo e Vasco conhecem adversários da Copa Sul-Americana
Sulamericana

Bahia, São Paulo e Vasco conhecem adversários da Copa Sul-Americana

Com mais testes, elenco do Santa vai se pondo sob medida para o 'estilo Martelotte'
Santa Cruz

Com mais testes, elenco do Santa vai se pondo sob medida para o 'estilo Martelotte'