Náutico precisa se tornar um visitante mais incômodo

Na temporada 2018, o Náutico fez 17 jogos fora de casa, com apenas duas vitórias e oito empates e sete derrotas

Náutico perde para o Juazeirense na casa do adversário: quase uma rotina em 2018Náutico perde para o Juazeirense na casa do adversário: quase uma rotina em 2018 - Foto: Leo Lemos/Náutico

Perto do fundo do poço, mas se negando a olhar para baixo, o Náutico continua mirando o G4 do Grupo A da Série C. Na zona de rebaixamento, situado na nona colocação, com sete pontos, o time tem apenas três a menos que o quarto colocado, o Botafogo/PB. Números que dão esperança para uma reação. Mas a diferença entre permanecer próximo dos quatro melhores ou ficar ainda mais cravado nas posições inferiores passa por uma necessária evolução no desempenho fora de casa. O Timbu perdeu os três jogos que fez como visitante na competição e, em 2018, tem um retrospecto pífio longe do Recife.

Na atual temporada, o Náutico fez 17 jogos fora de casa. Foram duas vitórias, oito empates e sete derrotas. Aproveitamento de apenas 27,4%. Os únicos resultados positivos foram pela Copa do Brasil, contra Fluminense/BA e Cuiabá/MT - o último deles no dia 14 de março. Pegando como exemplo os times que estão no Grupo A, o Timbu é quem menos venceu como visitante, empatando com o Santa Cruz e Juazeirense, ambos também com dois triunfos.

Leia também:
Náutico terá um desfalque e um retorno contra o ABC
Náutico não vence duas seguidas há mais de dois meses

Equipes como Remo (8º) e Globo (10º) já garantiram mais resultados positivos que o Náutico fora de seus respectivos redutos em 2018. Os paraenses venceram seis partidas quando não estavam em casa. Na Série C, o time ganhou apenas um de quatro confrontos. Os potiguares têm três vitórias como visitante no ano, mas nenhuma delas foi pelo torneio nacional. Na Terceira Divisão, a equipe com melhor atuação longe de casa é o vice-líder Confiança (75%), com três vitórias em quatro jogos.

O desafio do Náutico se torna ainda mais difícil ao perceber que o próximo adversário a ser enfrentado fora de casa é o ABC, sábado, no Frasqueirão. O alvinegro está invicto como mandante na temporada. Em 14 jogos, a equipe venceu 13 e empatou apenas uma. Um aproveitamento de 95,2%. Na Série C, os potiguares ganharam toda as três partidas que fizeram em seus domínios. Como visitante, o time tem dois empates e duas derrotas.

Dúvida

 

Artilheiro do Náutico na temporada 2018, com 10 gols em 15 jogos, o atacante Ortigoza não participou do treino de ontem no CT Wilson Campos e virou dúvida para o jogo contra o ABC. "Ele reclamou de um incômodo no joelho esquerdo após a partida passada (contra o Globo) e fizemos um exame de imagem. Vamos aguardar o resultado para saber se houve lesão", afirmou o médico do clube, João Bosco. Caso seja vetado, a tendência é que o paraguaio seja substituído por Wallace Pernambucano.

Veja também

Eriksen recebe alta médica e visita companheiros de seleção da Dinamarca
Futebol

Eriksen recebe alta médica e visita companheiros de seleção da Dinamarca

Croácia e República Tcheca ficam no empate pela Eurocopa
Futebol

Croácia e República Tcheca ficam no empate pela Eurocopa