Náutico recebe Confiança buscando 1ª vitória na Série C

Invicto como mandante na temporada, com 12 vitórias e três empates, Náutico ainda não saiu da lanterna do Grupo A

Roberto teve problemas para montar time do NáuticoRoberto teve problemas para montar time do Náutico - Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

A empolgação pós-título do Campeonato Pernambucano e a superioridade na tradição perante boa parte dos adversários gerou no Náutico um clima de otimismo para a disputa da Série C. Três rodadas depois, a situação é bem diferente. Basta olhar a semana de preparação para o jogo. Desfalques por lesão, problemas para compor o time e pressão em cima do treinador. Na lanterna do Grupo A, o Timbu vai encarar o Confiança, neste sábado (5), na Arena de Pernambuco, em busca da primeira vitória na competição e a da manutenção de um histórico positivo como mandante em 2018.

O Náutico está invicto em casa na temporada. São 12 vitórias e três empates. Para alcançar o 13º triunfo, a equipe precisará superar uma série de adversidades. Primeiro, no ataque. Ortigoza está com uma lesão na região que fica atrás do joelho direito e desfalcará o clube por no mínimo duas semanas. Para piorar, os zagueiros Breno Calixto (dores na panturrilha) e Rafael Ribeiro (incômodo na coxa) são dúvidas para o confronto.

Sem contar com laterais-direitos de origem - Thiago Ennes e Bryan estão machucados e Bocão não foi regularizado -, Roberto fará nova improvisação. Os meias Luiz Henrique e Medina brigam pelo espaço. O volante Negretti deve ser realocado para zaga. Jhonnatan deve permanecer na equipe, com Régis Potiguar e William Gaúcho disputando o outro espaço na cabeça de área. Na armação, o Alvirrubro pode ter Júnior Timbó ou Lelê. Na frente, Wallace Pernambucano deve ser escalado como centroavante, com Rafael Assis e Dudu pelos lados.

O foco está no Confiança, mas Roberto não se privou de traçar uma meta para os próximos jogos. “Nosso planejamento, ainda em maio, é entrar na zona de classificação. Temos três partidas em casa e uma fora. Se repetirmos o desempenho que temos como mandante (na temporada), podemos virar essa chave. Se vencermos o Confiança e depois emplacarmos outra vitória, nós sairemos da lanterna para brigar pela quinta ou sexta colocação”, cravou.

Leia também:
‘Não invento’, diz técnico sobre mudanças no Náutico
Roberto pede maturidade ao elenco do Náutico após derrota

As diversas mudanças no time titular do Náutico aumentaram as cobranças da torcida para Roberto Fernandes. Em tom de desabafo, o treinador se defendeu. "Muitas vezes fazem críticas sem saber o que está acontecendo. Não estou inventando, mas sim trabalhando. Depois do jogo contra o Atlético/AC, chegaram umas cinco mil mensagens pedindo minha saída. Ao longo da semana, vieram outras cinco mil dizendo ‘estamos juntos, confiamos em você’. Tenho certeza que, aqueles que já jogaram a toalha, são pessimistas por natureza. A torcida precisa mostrar que o Náutico está apenas de passagem na Série C”, frisou.

Ficha técnica

Náutico
Bruno; Medina (Luiz Henrique), Breno Calixto (Negretti), Camutanga e Tiago Costa; Jonathan, Régis Potiguar (William Gaúcho) e Júnior Timbó (Dudu); Rafael Assis, Wallace Pernambucano e Lelê.

Confiança
Genivaldo; Ângelo, Gabriel, Simon e Raí; Flávio, Everton Santos, Rafael Villa e Caxito; Frontini (Iago) e Léo Ceará. Técnico: Luizinho Lopes

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Horário: 20h
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP). Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Daniel Paulo Ziolli (ambos de SP)
Transmissão: Esporte Interativo

Veja também

Roger Federer é derrotado no retorno às competições no saibro
Tênis

Roger Federer é derrotado no retorno às competições no saibro

Santa acerta contratação do meia Vitinho, ex-Santo André e Botafogo/PB
Santa Cruz

Santa acerta contratação do meia Vitinho, ex-Santo André e Botafogo/PB