Esportes

Náutico se inspira no Paysandu para tentar arrancada na Série C

Apenas o Paysandu conseguiu sair da oitava colocação, após o primeiro turno, e terminar no G4 ao término da fase inicial

Náutico é o oitavo colocado, com 10 pontosNáutico é o oitavo colocado, com 10 pontos - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Nove jogos, uma meta: G4. Poderia ser o título de um filme, mas é a manchete que está cravada na mente do Náutico para a metade final da Série C 2018. Apenas uma posição acima da zona de rebaixamento do Grupo A, com 10 pontos, o clube ainda está longe do topo. Alcançar um crescimento tão grande assim no returno é um feito raríssimo na história do torneio. Apenas um clube saiu do oitavo lugar direto para o seleto bloco dos classificados ao mata-mata. Inspiração para o Timbu que vem do Norte.

Pegando como base as edições da Série C desde 2012, quando foi adotado o atual modelo de disputa, apenas o Paysandu conseguiu sair da oitava colocação, após o primeiro turno, e terminar o returno no G4, na quarta colocação. Feito conquistado em 2014. Na ocasião, o Papão terminou os primeiros nove jogos com nove pontos, acima somente do Crac/GO e do Águia/PA.

Na metade final do turno, o Paysandu deu um salto rumo ao G4. Em nove partidas, venceu cinco, empatou duas e perdeu outras duas. Aproveitamento de 62,9%, terminando na quarta posição, com 26 pontos. Os paraenses avançaram até a final da Série C, perdendo para o Macaé na decisão.

Leia também:
Breno inicia trabalho de transição no Náutico
Fora da zona, Náutico faz contas para o G4 da Série C

Nos cálculos do técnico Márcio Goiano, o Náutico precisa vencer dois em cada três jogos para terminar no G4. Isso significaria mais 18 pontos nos próximos 27 em disputa, fechando a primeira fase com 28 ao todo. A média de pontos histórica dos classificados à etapa seguinte da Série C é de 27. De acordo com o site “Chance de Gol”, o Timbu tem 18,1% de probabilidade de alcançar o mata-mata.

Veja também

Ex-jogador francês critica comportamento de Mbappé: 'Atitude deplorável'
Polêmica

Ex-jogador francês critica comportamento de Mbappé: 'Atitude deplorável'

STJD determina prazo para CBF se manifestar sobre ação do Santa Cruz por vaga na Série D
Série D

STJD determina prazo para CBF se manifestar sobre ação do Santa Cruz por vaga na Série D

Newsletter