Náutico tenta repetir feito de Macaé e Operário na Série C
Cariocas e paranaenses foram os únicos clubes que ganharam a Série C fazendo a partida final como visitante - levando em conta as edições a partir de 2012
Nas quartas e semifinal da Série C 2019, o Náutico contou duas vezes com a vantagem de decidir o segundo jogo do mata-mata em casa. Foi assim que os alvirrubros conseguiram avançar de fase nos pênaltis diante de Paysandu e Juventude, chegando até a final. Um trunfo que, desta vez, não estará do lado vermelho e branco. Contra o Sampaio Corrêa, o time fará a primeira partida em seu mando de campo, mas o confronto da volta acontecerá no Castelão/MA - benefício conquistado porque os maranhenses possuem mais pontos do que os pernambucanos somando o desempenho da primeira fase com os das etapas eliminatórias. Sendo assim, para levantar sua primeira taça nacional, o Timbu terá de ser um visitante indigesto.
Desde 2012, quando adotou o atual modelo de disputa, a Série C teve apenas dois times que conseguiram o título como visitante no segundo jogo. Em 2014, o Macaé empatou por 1x1 na ida, em casa, com o Paysandu. Na volta, no Mangueirão, novo empate, desta vez por 3x3. Como a competição ainda adotava o critério do gol qualificado fora de casa, os cariocas festejaram em Belém.
No ano passado, Mato Grosso foi palco de uma celebração paranaense. Cuiabá e Operário decidiram o título da Série C e, na primeira partida, no Germano Kruger, as equipes ficaram no 3x3. Na semana seguinte, na Arena Pantanal, o Fantasma venceu por 1x0 e foi campeão. “Não vejo vantagem ou desvantagem em jogar dentro ou fora de casa (partida final). Temos que nos pautar pela imposição física, técnica, tática e mental", disse o técnico do Náutico, Gilmar Dal Pozzo.
Em 11 jogos como visitante na Série C, o Náutico venceu quatro, empatou dois e perdeu cinco, com um aproveitamento de 42,4%. O Sampaio Corrêa tem a mesma quantidade de partidas atuando em seus domínios, acumulando sete vitórias, dois empates e duas derrotas (69,6%). No retrospecto da competição em 2019, os alvirrubros levam vantagem, com vitórias tanto nos Aflitos (2x1) como no Castelão (2x1), ambas pela fase de grupos.
Leia também:
CBF confirma datas das finais da Série C
Náutico volta a disputar um título nacional após 30 anos