Esportes

Náutico vence Toledo e se classifica à segunda fase da Copa do Brasil

Jean Carlos e Matheus Carvalho marcaram os gols da partida vencida por 2x0; na próxima fase, o Timbu encara o Botafogo, nos Aflitos

Jean Carlos, meia do NáuticoJean Carlos, meia do Náutico - Foto: Caio Falcão/Náutico/Divulgação

Sem sustos, o Náutico encaminhou sua classificação à próxima fase da Copa do Brasil ao derrotar o Toledo/PR, nesta quarta (12), por 2x0, no estádio 14 de dezembro. Com o resultado, o Timbu enfrentará o Botafogo na etapa seguinte da competição. Pela classificação, o clube embolsou R$ 650 mil. Se eliminar os cariocas, os pernambucanos vão faturar mais R$ 1,5 milhão.

Na observação feita pelo técnico Gilmar Dal Pozzo e pelo analista de desempenho, Anderson Borges, o confronto contra o Toledo seria marcado por muito contato físico e retenção de bola. Por isso, a escolha do treinador foi por acionar o centroavante Salatiel, atacante de maior força, em detrimento ao paraguaio Paiva, de maior velocidade.

O Toledo não jogava pelo empate, mas passou longe de pressionar o Náutico atrás de um gol. Existiram mais cenas dos atletas do time paranaense discutindo no gramado do que de lances de perigo, com exceção de uma falta cobrada. O Náutico teve mais volume de jogo, com as variações de posição entre Matheus Carvalho e Jean Carlos. Mas, pela tática pensada por Dal Pozzo, a equipe priorizou os cruzamentos para Salatiel, apagado em campo, no lugar de explorar mais as laterais.

Para a alegria da família de Paiva, que saiu do Paraguai para acompanhar o jogo do atacante, o camisa 19 entrou na vaga de Salatiel. Na primeira chance, o jogador acertou a trave em cabeçada após escanteio de Jean Carlos. Na sequencia do lance, Bryan foi derrubado na área. Pênalti marcado e convertido por Jean para fazer 1x0.

Não demorou muito para o Náutico ampliar. Jean Carlos recebeu bola pelo meio e chutou forte. Diego salvou no primeiro lance, mas, no rebote, Matheus Carvalho empurrou para as redes. Daí por diante, a classificação virou uma questão de tempo. O próprio Jean, minutos depois, perdeu uma chance na pequena área após passe de Paiva. Dosando o ritmo, o Timbu fechou o triunfo por 2x0 e a classificação para a fase seguinte do mata-mata nacional.

Ficha técnica

Toledo 0
Diego; Eduardinho (Marcos), Eduardo, Tomazi (Christian) e Elson; Mineiro, Juninho (David) e Jonathan; Júnior César, Gustavo e Vieira. Técnico: Zé Maria

Náutico 2
Jefferson; Bryan, Diego Silva, Ronaldo Alves e Willian Simões (Erick Daltro); Luanderson, Rhaldney e Jean Carlos; Matheus Carvalho (Jhonnatan), Erick e Salatiel (Paiva). Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Local: Estádio 14 de dezembro (Toledo/PR)
Árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva (MT). Assistentes: Marcelo Grando e Gislan Antonio Garcia da Silva (ambos do MT).
Gols: Jean Carlos (aos 14 do 2ºT) e Matheus Carvalhos (aos 23 do 2ºT)
Cartões amarelos: Elson, Eduardinho; Salatiel, Willian Simões, Diego Silva (N)

Leia também:
De olho em premiação, Náutico visita Toledo pela Copa do Brasil
Nautico empata em 1x1 com o Afogados, nos Aflitos

Veja também

APA fatura 21 medalhas no Open Internacional de atletismo paralímpico
Atletismo

APA fatura 21 medalhas no Open Internacional de atletismo paralímpico

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris
Jogos Olímpicos de Paris

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris

Newsletter