Gilmar Dal Pozzo, técnico do Náutico
Gilmar Dal Pozzo, técnico do NáuticoFoto: Léo Lemos/Náutico

Encontrar o equilíbrio entre uma defesa segura e um ataque eficaz é o quebra-cabeça que o técnico Gilmar Dal Pozzo precisa solucionar no Náutico. Assim como em sua passagem anterior pelo clube, em 2015, o treinador encontrou um time que tem o mesmo número de gols marcados e sofridos. Há três anos, na Série B, após a 24ª rodada, os pernambucanos haviam feito e levado 28 tentos. Em 2019, na Série C, foram cinco bolas na rede adversária e em sua própria. O saldo é sempre zero. Tornar a conta positiva é fundamental para não se afastar do G4.

A defesa já apresentou sinais de melhora pós-Dal Pozzo. Após sofrer gols em sete jogos consecutivos, o Náutico não foi vazado nos dois confrontos passados, diante de Campinense (pré-Copa do Nordeste 2020) e Treze (Série C). No torneio nacional, o clube, atualmente em terceiro no Grupo A, tem o pior saldo dos integrantes do G4: zero. Ainda nesse recorte, o Timbu tem o sistema defensivo mais vazado, com cinco gols sofridos. O mesmo número de tentos foi marcado, igualando o Botafogo (4º) e atrás de Ferroviário (1º) e Sampaio Corrêa (2º).

Sueliton e Camutanga tem formado a defesa alvirrubra. Na lateral, por motivos de lesão, o técnico foi obrigado a mexer no time. Hereda e Assis foram substituídos por André Krobel e Josa, respectivamente.

Na frente, Dal Pozzo ainda está testando algumas alternativas para melhorar os números do setor ofensivo. Matheus Carvalho tem aparecido como uma das novidades, jogando um pouco mais atrás. Odilávio, Thiago e Wallace Pernambucano permanecem no ataque. Esse último, inclusive, pode bater seu próprio recorde de bolas na rede no mesmo ano. Até então, sua melhor marca é 11 gols, obtida em 2018 pelo Náutico e já alcançada neste ano. Rafael Oliveira, autor do tento que garantiu a presença dos alvirrubros no Nordestão 2020, corre pro fora na briga por uma vaga.

Leia também:
Dal Pozzo pode repetir escalação diante do Confiança

veja também

comentários

comece o dia bem informado: