Basquete

NBA diz que objetivo final da temporada será agir contra o racismo

Nos Estados Unidos, o clima de protesto pela morte de George Floyd persiste

NBA (Liga de Basquete Profissional dos Estados Unidos)NBA (Liga de Basquete Profissional dos Estados Unidos) - Foto: Jeenah Moon / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AF

No contexto da indignação nacional após o assassinato do afro-americano George Floyd, a NBA e a Associação de Jogadores da liga americana de basquete informaram nesta quarta-feira (24) que o maior objetivo da retomada da temporada será a "ação coletiva para combater o racismo sistêmico". 

"Os problemas de racismo sistêmico e brutalidade policial em nosso país devem acabar", disse Chris Paul, estrela do Oklahoma City Thunder e presidente da Associação de Jogadores, em comunicado conjunto divulgado após uma reunião com o comissário da NBA, Adam Silver. "O grupo que se reuniu ontem (terça-feira) concordou em princípio que o objetivo da retomada da temporada em Orlando será tomar ações coletivas para combater o racismo sistêmico e promover a justiça social", observou o texto. 

Nos Estados Unidos, o clima de protesto pela morte de George Floyd persiste nas mãos de um policial branco em 25 de maio em Minneapolis, que desencadeou as maiores manifestações de igualdade racial nas últimas décadas no país. Todos os níveis da NBA apoiaram essas alegações e grandes estrelas como Giannis Antetokounmpo ou Stephen Curry marcharam pelas ruas.

Alguns jogadores até questionaram a conveniência de retornar aos tribunais no ambiente de isolamento esperado na Disney World (Orlando), onde a liga será retomada em 30 de julho, em vez de se concentrar na luta por mudanças sociais. 

A Associação apela a um maior envolvimento da liga com medidas concretas, como a promoção de maior diversidade nas práticas de contratação. Embora um plano de ação concreto ainda não tenha sido decidido, várias propostas surgiram nos últimos dias. 

Isso inclui pedidos de jogadores para uma representação minoritária aprimorada nos órgãos dirigentes da liga, doações para organizações que atendem à comunidade afro-americana e a criação de uma fundação da NBA para oferecer melhores oportunidades educacionais e econômico. 

"A liga e os jogadores estão em uma posição única para ter um impacto direto na luta contra o racismo sistêmico em nosso país", disse o comissário Silver. "Um objetivo compartilhado do reinício da temporada será usar nossa plataforma em Orlando para chamar a atenção para essas importantes questões de justiça social", enfatizou.

Veja também

Náutico negocia contratações do zagueiro Marco Antônio e do atacante Hyuri, ex-Sport
Futebol

Náutico negocia contratações do zagueiro Marco Antônio e do atacante Hyuri, ex-Sport

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport
Sport

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport

Newsletter