FRANÇA

Neymar e Álvaro não são punidos por ofensas no PSG x Olympique

Decisão da Comissão de Disciplina da liga francesa foi anunciada nesta quarta

Neymar e Álvaro González escapam de punição após proferirem insultos racistasNeymar e Álvaro González escapam de punição após proferirem insultos racistas - Foto: Franck Fife/AFP

O atacante Neymar, do Paris Saint-Germain Neymar, e o zagueiro espanhol Álvaro González, do Olympique de  Marselha, que proferiram insultos racistas na partida entre as duas equipes pelo Campeonato Francês, em 13 de setembro, não foram punidos pela Comissão de Disciplina, anunciou nesta quarta-feira  Liga de Fútbol Profesional francesa (LFP).

Neymar foi acusado de ter proferido insultos homofóbicos e racistas contra Álvaro e contra o japonês Hiroki Sakai, mas a Comissão Disciplinar constatou uma "falta de fiabilidade" no relatório, havendo, portanto, uma falta de "correlação" entre as declarações dos dois jogadores e as conclusões do relatório, segundo o Presidente da Comissão, Sébastien Deneux. 

“A Comissão considera que não dispõe de elementos probatórios suficientes para estabelecer a materialidade dos fatos sobre os comentários discriminatórios”, explicou a LFP em nota. 

Através de vídeoconferência, Sébastien Deneux insistiu nas "dúvidas" que persistiam em relação às análises com técnicas de leitura labial, afirmando que as conclusões eram "demasiadas aleatórias e pouco tangíveis" para sancionar os jogadores. 

“As decisões são sempre comentadas e esta também será. Mas não tememos por isso”, destacou. 

Esta decisão de não impor sanções a Neymar e Álvaro põe fim a semanas de confronto na imprensa entre os dois clubes, que defendem os respectivos jogadores desde a partida de 13 de setembro, com a vitória da equipe de Marselha por 1 a 0 em Paris, que terminou com briga em campo e cinco expulsos nos acrescimos. 

Neymar foi um dos expulsos e já cumpriu dois jogos de suspensão pelo cartão vermelho. 

Após o jogo, o brasileiro acusou Álvaro de chamá-lo de "macaco" em espanhol. 

O Olympique respondeu afirmando que tinha imagens de Neymar proferindo um insulto racista contra o japonês Hiroki Sakai. 

A imprensa também publicou que Neymar havia usado termos homofóbicos ao insultar  Álvaro.

 

Veja também

Náutico contrata volante Antonio Bustamante
Futebol

Náutico contrata volante Antonio Bustamante

Na Arena, Sport perde para o Flu e amarga quinta derrota seguida
Brasileiro sub-20

Na Arena, Sport perde para o Flu e amarga quinta derrota seguida