A-A+

NFL: Super Bowl terá campeão inédito neste século

Campeões nas conferências, San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs decidem título 2019/2020 no próximo dia 2

Lance de San Francisco 49ers x Green Bay PackersLance de San Francisco 49ers x Green Bay Packers - Foto: Ezra Shaw/AFP

O Super Bowl terá um campeão inédito neste século. O fato se confirmou após a vitória do San Francisco 49ers sobre o Green Bay Packers, por 37x20, na noite deste domingo (19). Com o resultado, a equipe se credenciou para enfrentar o Kansas City Chiefs, que havia se classificado mais cedo, também no domingo, ao bater o Tennessee Titans por 35x24. A 54ª edição do Super Bowl, grandioso evento que decide o campeão da temporada da National Football League (NFL), vai acontecer no próximo dia 2 de fevereiro, em Tampa (Flórida), no Hard Rock Stadium.

A última vez que os 49ers foram campeões da NFL foi em 1994, quando derrotaram o San Diego Chargers. A equipe até chegou à final em 2012, mas acabou perdendo para o New York Giants. Já o time de Kansas está volta a uma decisão após 50 anos. A última vez que chegou à decisão foi em 1970, quando derrotou o Minnesota Vikings por 23x7. É também o único título do time.

Finais de conferências
A vitória dos 49ers foi construída em um primeiro tempo que acabou 27x0. Foram 30 minutos em que os Packers, além de não terem conseguido pontuar, sofreram dois turnovers (o quarterback Aaron Rodgers cedeu um fumble e uma interceptação) e somaram apenas 90 jardas no total. A distância é menor, por exemplo, do que acumulou o jogador adversário, Raheem Mostert, com 156. Ele anotou os três touchdowns de sua equipe no período. O jogo corrido foi a principal arma da equipe da Califórnia, que terminou a partida com 288 jardas terrestres, 220 delas conquistadas por Mostert. Os 49ers chegam ao Super Bowl com três apenas derrotas na temporada.

Leia também: 
Finais põem em campo tradição vitoriosa e jejum de títulos da NFL


Os Chiefs, por sua vez, tiveram uma classificação mais dura. Com histórico de fracassos em momentos decisivos, levaram um susto no primeiro quarto e viram os Titans abrirem 10x0. A equipe de Tennessee era a zebra dos playoffs e havia eliminado, sempre fora de casa, os favoritos New England Patriots e Baltimore Ravens. Aos poucos, o estilo ofensivo de Kansas City e o brilho do quarterback Patrick Mahomes começaram a se impor em campo. O jogador de 24 anos marcou, correndo, o touchdown que virou o placar antes do final do segundo quarto, e os Titans não conseguiram mais se recuperar.

Na pós-temporada (a fase de mata-mata da NFL), Mahomes chegou a 721 jardas e nove touchdowns seja lançando a bola ou avançando com ela em suas mãos. Não foi interceptado, nem teve a bola roubada nenhuma vez. Um possível título do Super Bowl seria o primeiro do técnico dos Chiefs, Andy Reid.

Veja também

Por 'comum acordo', regra que limita demissões de técnicos não inibe dança das cadeiras
Futebol

Por 'comum acordo', regra que limita demissões de técnicos não inibe dança das cadeiras

Com mudanças no meio e no ataque, Náutico encara a Ponte
Futebol

Com mudanças no meio e no ataque, Náutico encara a Ponte