A-A+

Santa Cruz

No adeus à Série C, Santa Cruz empata com o Botafogo/PB, na Arena de Pernambuco

Já rebaixado desde a penúltima rodada, Tricolor foi o lanterna do grupo A; Agora, o Clube destina o foco para o pré-Nordestão

Santa Cruz fica no 1 a 1 com o Botafogo/PB e se despede da Série CSanta Cruz fica no 1 a 1 com o Botafogo/PB e se despede da Série C - Foto: Rafael Melo/SCFC

Pela 18ª e última rodada da primeira fase da Série C, o Santa Cruz empatou em 1 a 1 com o Botafogo/PB neste sábado (25), na Arena de Pernambuco. Com apenas 12 pontos, o Tricolor já estava rebaixado desde a penúltima rodada e se despede da competição como lanterna do grupo A. Já o adversário veio para buscar a classificação para o quadrangular de acesso e conseguiu, encerrando a primeira fase na terceira posição, com 27 pontos.

O jogo

As equipes se encontraram em situações completamente opostas. Enquanto para um lado o jogo era cumprido apenas de forma protocolar, do outro valia e muito. E o resultado, justo pelo futebol apresentado, foi o suficiente para que os paraibanos pudessem voltar para casa com o que vieram buscar: a classificação para o quadrangular de acesso.

SÉRIE C: Gols de Santa Cruz 1 x 1 Botafogo-PB

Primeiro tempo

O Belo, como o time que ainda tinha algo a buscar com o resultado da partida, se impôs mais na etapa inicial. E logo aos três minutos, já havia levado perigo à meta do goleiro Marcão — que jogou como titular no lugar Jordan. Aproveitando melhor os contra-ataques, o Botafogo/PB teve, pelo menos, três chances claras de abrir o placar.

Mas o primeiro gol só saiu aos 42 minutos do primeiro tempo, após o juiz marcar pênalti para a equipe paraibana. Na cobrança, Cleyton deslocou o goleiro Marcão e balançou as redes. Antes dessa penalidade, os visitantes haviam reclamado de outro lance, que também teria sido pênalti, mas que não foi marcado pelo árbitro Rodrigo Raposo.

Segundo tempo

Para a etapa final, Roberto Fernandes fez o seu time voltar cheio de mudanças. Pipico, Breno Calixto e Tarcísio saíram e deram as vagas para Leo Gaúcho, Leonan e Eduardo. E as aletrações surtiram efeito.

Mais agressivo, foi do Santa a primeira finalização do segundo tempo, com Leonan chutando prensado, mas sem preocupar o goleiro Felipe, que defendeu com tranquilidade.

Sentindo o volume do Tricolor, que havia equilibrado a partida, o Belo passou a se aproveitar as brechas dadas pelo Santa Cruz, apostando no contra-ataque e por muito pouco não ampliou.

Aos 15 minutos, Lelê fez uma boa recuperação de bola e avançou para o ataque. Viu Leo Gaúcho na área e mandou para o atacante, que arrumou e passou para Eduardo, que estava melhor posicionado na frente do gol. Eduardo chutou, a bola ainda desviou, mas o destino permaneceu: a rede do Botafogo/PB.

A Cobra Coral ainda chegou a surpreender, com Frank, mas o placar não foi alterado até o fim da partida, que terminou empatada em 1 a 1. O resultado foi suficiente para o Belo, já que o Ferroviário/CE, único clube que poderia ultrapassá-lo na tabela, havia perdido o seu confronto.


Futuro

Rebaixado, o Santa agora se prepara para a pré-Copa do Nordeste. Tricolor deve aguardar o vencedor do duelo entre Treze e Floresta para disputar a vaga no torneio. Já os paraibanos agora focam no quadrangular de acesso e já conheceu seus adversários da próxima fase, que são Paysandu, Ituano e Criciúma.

Ficha de jogo

Santa Cruz 1

Marcão; Rafael Castro, Breno Calixto (Leonan) e Júnior Sergipano; Gilmar, Tarcisio (Eduardo), Maycon Lucas e João Cardoso; Frank (Marcelinho), Lelê e Pipico (Léo Gaúcho). Téc. Roberto Fernandes

Botafogo/PB 1

Felipe; Savio, D. Felipe, W. Machado e Tsunami; Tinga, Pablo (Amaral), Clayton (Ederson) e Cleyton (Marcos Aurélio); Welton (Gabriel Araújo) e Juba (Luã Lúcio). Téc. Gerson Gusmão

Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF). Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz e Lucas Costa Modesto (Ambos DF)

Gols: Cleyton (BOT), aos 42'1T; e Eduardo (STA), aos 15'2T.

Cartões Amarelos: Júnior Sergipano e Maycon Lucas (STA); Clayton (BOT)

Veja também

CBF libera a presença da torcida visitante em jogos
FUTEBOL

CBF libera a presença da torcida visitante em jogos

Jair Ventura é anunciado pelo Juventude
SÉRIE A

Jair Ventura é anunciado pelo Juventude