A-A+

No Dia do Goleiro, conheça os mentores da posição em PE

Despercebidos pela maioria do público, treinadores de goleiros se reinventam para manter excelência no esporte

Renato Nogueira, preparador de goleiros do Santa CruzRenato Nogueira, preparador de goleiros do Santa Cruz - Foto: Rodrigo Baltar/SCFC

Quase sempre solitário, normalmente comemora gols sozinho. O único na equipe que, se falhar, pode alterar completamente a história de um jogo e, por isso, carrega imensa responsabilidade na função de impedir o momento máximo do futebol. Justamente por isso, não é tão falado quanto o artilheiro que marca de bicicleta, de voleio, que faz dribles de efeito. Para fazer um nome demora. Em contrapartida, um deslize é capaz de colocá-lo no banco dos réus. Posição castigada e subvalorizada, o goleiro, no entanto, tem um dia para chamar de seu, o dia ‪26 de abril‬.

Muitas vezes os goleiros são classificados como um jogador à parte. A forma de treinar, de jogar, suas relações e preparações... Quase tudo difere do trabalho dos "atletas de linha". Os arqueiros precisam buscar ao máximo a perfeição, até pelo peso de serem os "últimos homens" de defesa das equipes. Alcançar o nível de excelência exige comprometimento e ouvidos atentos para os treinadores da posição, considerados verdadeiros mentores dos atletas. Apesar de passarem despercebidos pela maioria dos torcedores, eles desempenham papel fundamental na formação dos arqueiros.

"Nós treinamos exaustivamente os fundamentos técnicos e as valências físicas diariamente. É uma posição que não pode errar nas partidas. O futebol se profissionalizou de uma forma que nós não podemos ser apenas treinadores de goleiros. É necessário ser preparador físico também. Os trabalhos de prevenção de lesão, tirar o grau de encurtamento e mobilidade são fundamentais. Com essa preparação completa, o rendimento do atleta melhora muito", disse Ceará, treinador de goleiros do Náutico.

Embora os arqueiros tenham uma longevidade maior que os jogadores de outras posições, não significa que a maturidade só será alcançada após anos de trabalho.

Em Pernambuco, por exemplo, entre os três principais clubes da Capital, o mais velho entre os titulares atualmente é Bruno, do Náutico, com 25 anos. “A maturidade do goleiro difere da idade. O goleiro maduro é aquele que desde cedo já começa a ter estímulo e grandes jogos. Mas também existem os que nascem com o talento nato do goleiro, que é o caso de Mailson. Ele chegou no Sport aos 18 anos e pegou tudo muito rápido, tanto que hoje, aos 22, é o titular da meta do Leão”, disse Júnior Matos, treinador de goleiros rubro-negro.

"Assim como a forma de jogar, o trabalho dos treinadores de goleiros também mudou. Hoje é necessário a atualização de nossas técnicas. Nós precisamos incentivá-los a jogar com os pés e fazer as reposições rápidas. Eu já trabalhei nas categorias de base aqui em Pernambuco e essa metodologia já está sendo implantada lá atrás. Por isso a nova geração já está vindo com uma leitura de jogo muito maior e estão ganhando a vaga de titular muito rápido", reforçou o preparador de goleiros do Santa Cruz, Renato Nogueira, frisando ainda ser necessária uma relação de confiança junto aos atletas para que o trabalho flua.

Leia também:
Preparador de goleiros revelado na base renova com o Santa

Você sabia?

O Dia do Goleiro é uma homenagem ao arqueiro pernambucano Haílton Corrêa de Arruda, o popular Manga. Ele foi revelado nas categorias de base do Sport, atuou em oito clubes por mais de 26 anos de carreira profissional. Além disso, o guarda-meta jogou a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira em 1966 e foi campeão brasileiro pelo Internacional/RS, em 1976. É considerado um dos maiores da história.

A homenagem surgiu por uma iniciativa de professores na Escola de Educação Física do Exército. A princípio, a data fora comemorada no dia 14 de abril, mas depois ficou estabelecido o dia 26 em alusão à data de nascimento de Manga, 26 de abril de 1937.

Veja também

Conselheiros do Santa pedem assembleia para solicitar impeachment de Joaquim Bezerra
Futebol

Conselheiros do Santa pedem assembleia para solicitar impeachment de Joaquim Bezerra

Sport anuncia rescisão contratual de Thiago Neves
Futebol

Sport anuncia rescisão contratual de Thiago Neves