Copa do Nordeste

No palco do último título, Sport tenta parar Fortaleza, em busca do tetra do Nordestão

Após empate em 1x1 no primeiro jogo, leões duelam, neste domingo (3), pelo título da principal competição regional

Time do Sport buscará o tetra em FortalezaTime do Sport buscará o tetra em Fortaleza - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

A Copa do Nordeste 2022 terá seu último capítulo exibido neste domingo (3). Depois do empate em 1x1 na Arena de Pernambuco, na quinta-feira, Sport e Fortaleza voltam a se encontrar neste final de semana, na capital cearense. Com a expectativa de mais de 60 mil torcedores no Castelão, a bola vai rolar às 18h30. Enquanto o Leão do Pici busca o bicampeonato, o da Ilha quer o tetra da competição. Após o resultado de igualdade no duelo de ida, fica com a taça quem vencer o encontro no tempo normal. Em caso de novo empate, o campeão será conhecido nas penalidades.

O Sport retorna ao palco que levantou pela última vez o título do torneio regional. Em 2014, depois de vencer o Ceará, no Recife, por 2x0, o Rubro-negro ficou no 1x1, no Castelão. Do elenco tricampeão à época, apenas Ronaldo Henrique segue no atual grupo comandado por Gilmar Dal Pozzo. O cabeça de área, inclusive, foi acionado no segundo tempo da partida diante do Fortaleza, em São Lourenço da Mata.

Na busca pelo título, o Sport chega ao jogo deste domingo com um cenário idêntico ao de cinco anos atrás, última oportunidade que buscou o tetracampeonato. Em 2017, o Leão também ficou no empate de 1x1 com o Bahia, na Ilha do Retiro, no primeiro encontro da decisão. Na volta, no entanto, o Tricolor de Aço bateu o time pernambucano por 1x0 e levantou a taça.

Para a história ser escrita de forma diferente, o técnico Gilmar Dal Pozzo não deve optar por mudanças na formação titular. Entretanto, espera que seus comandados adotem uma postura diferente da demonstrada no duelo da Arena de Pernambuco. Ademais, o treinador também confia na boa fase de Luciano Juba no setor ofensivo. Em 2022, o prata da casa soma cinco gols e seis assistências, sendo o grande destaque do Sport no ano.

"Juba é um jogador que tem a característica de ser o homem que cria, junto com o Denner. (No primeiro jogo) não conseguimos na construção, não conseguimos sair desse primeiro bloco deles. O grande desafio é criar dinâmicas, espaços para dar sequência nas jogadas. Temos que fazer isso para sair da forte linha de marcação do adversário", enfatizou.

Fortaleza

Tido como favorito ao título desta edição da Copa do Nordeste, o Fortaleza deixou escapar o resultado positivo na Arena de Pernambuco nos acréscimos, mas se apega ao bom retrospecto na temporada para sonhar com seu segundo título. Além de estar invicto na competição regional - seis vitórias e cinco empates -, o time comandado por Vojvoda soma cinco triunfos consecutivos dentro do Castelão. Com a Copa Libertadores batendo na porta, os cearenses querem o bicampeonato da Lampions para entrar no torneio sul-americano, quinta-feira, com a moral ainda mais elevada.

Show no intervalo

O torcedor que for ao Castelão para vibrar com grande final da Copa do Nordeste verá uma atração especial durante o intervalo da partida. O cantor de forró Xand Avião prepara um espetáculo inédito. O Show da Lampions vai homenagear os principais clubes do Nordeste. Os nove estados serão contemplados. A força, criatividade, alegria, e principalmente a paixão do torcedor nordestino inspiraram a direção artística do show.

Ficha técnica

Fortaleza
Max Walef; Landázuri, Ceballos, Titi; Pikachu, Jussa, Zé Welison, Lucas Lima e Juninho Capixaba; Robson (Moisés) e Renato Kayzer. Técnico: Vojvoda.

Sport
Mailson; Ewerthon, Thyere, Sabino e Sander; William Oliveira, Bruno Matias e Denner; Juba, Jáderson e Parraguez. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Estádio: Castelão (Fortaleza/CE)
Horário: 18h30
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (ambos da BA)
VAR: Wagner Reway (PB)
Transmissão: ESPN, TV Jornal e Nordeste FC

Veja também

Câmara aprova texto-base de projeto que afeta atletas, clubes e torcedores
Lei Geral do Esporte

Câmara aprova texto-base de projeto que afeta atletas, clubes e torcedores

Sport divulga parcial com mais de 12 mil ingressos vendidos para jogo contra o Londrina na Ilha
Sport

Sport divulga parcial com mais de 12 mil ingressos vendidos para jogo contra o Londrina na Ilha