No Pré-olímpico, vôlei masculino tenta vaga em Tóquio

Seleção brasileira estreia às 11h desta sexta (9), contra Porto Rico. Só o campeão do grupo se classificará

Renan Dal Zotto comanda treino da seleção masculina de vôleiRenan Dal Zotto comanda treino da seleção masculina de vôlei - Foto: Marcos Ribolli/Vôlei Renata

Depois de a seleção feminina de vôlei ter assegurado a classificação para os Jogos de Tóquio-2020, é a vez de o time masculino tentar repetir o feito no Pré-Olímpico, que tem início hoje. O Brasil está no Grupo A do torneio, ao lado de Porto Rico, Egito e Bulgária, sede da chave. As seleções jogarão entre si em confronto único e apenas o vencedor do grupo terá vaga garantida. O primeiro desafio dos brasileiros será contra Porto Rico, às 11h, e terá transmissão ao vivo do SporTV 2. Amanhã, no mesmo horário, os comandados de Renan Dal Zoto enfrentam o Egito e, no sábado, encerram a participação contra os donos da casa, às 14h30.

“Porto Rico tem uma seleção experiente, vem de um Pan-Americano, o que significa que vem bem azeitada e é um time perigoso. Temos que ter toda atenção. Nosso saque é o ponto de partida para colocar a equipe deles em dificuldade. Eles têm um levantador bastante habilidoso, que acelera o jogo, e vai ser um jogo onde vamos precisar pressioná-los para sair com a primeira vitória”, analisou o técnico Renan Dal Zotto, frisando a importância do compromisso. “Quando chegamos a Bulgária, a primeira coisa que nós falamos é que os Jogos Olímpicos já começaram. Essa é a primeira etapa e em Tóquio é a segunda. Nós temos que passar e passar bem por esta etapa. É foco total”, afirmou Renan.

A equipe brasileira entra na disputa com os levantadores Bruninho e Fernando Cachopa; os opostos Wallace e Alan; os centrais Lucão, Maurício Souza, Flávio e Isac; os ponteiros Leal, Lucarelli, Maurício Borges e Douglas, e os líberos Thales e Maique. “Esse é o campeonato mais importante da temporada. Temos três jogos para conseguir essa classificação. Treinamos bem nas duas últimas semanas, depois da Liga das Nações, e foi muito importante para todos nós pegarmos um entrosamento ainda melhor. Estamos com a cabeça boa, e quando estamos todos prontos para ajudar, é difícil bater a nossa equipe”, disse o capitão brasileiro, Bruninho.

Os demais grupos são: Holanda, Bélgica, EUA e Coreia do Sul, no B; Sérvia, Itália, Austrália e Camarões, no C; França, Polônia, Tunísia e Eslovênia, no D; Rússia, Cuba, Irã e México, no E; e China, Canadá, Argentina e Finlândia, no F.

Grupos do Pré-Olímpico de vôlei masculino

Grupo A: Brasil, Egito, Porto Rico e Bulgária
Grupo B: Holanda, Bélgica, EUA e Coreia do Sul
Grupo C: Sérvia, Itália, Austrália e Camarões
Grupo D: França, Polônia, Tunísia e Eslovênia
Grupo E: Rússia, Cuba, Irã e México
Grupo F: China, Canadá, Argentina e Finlândia"

Veja também

Potiguar x Central é antecipado por problemas de iluminação no Nogueirão
Série D

Potiguar x Central é antecipado por problemas de iluminação

Sem pressa, Martelotte prega cautela sobre Gaúcho e diz: ‘expectativa exagerada’
Santa Cruz

Sem pressa, Martelotte prega cautela sobre Gaúcho e diz: ‘expectativa exagerada’