Nove clubes vão propor conclusão do Inglês antes de 30 de junho

Uma alternativa, caso não consigam encerrar o campeonato, é declarar o Liverpool campeão da temporada 2019/20

Troféu da Premier LeagueTroféu da Premier League - Foto: Divulgação

A Premier League vai discutir nesta sexta-feira (17) a possibilidade de retomar a competição em uma reunião em que nove clubes vão propor que ela termine antes de 30 de junho, segundo a imprensa inglesa.

Dirigentes da Premier já anunciaram que a competição, interrompida em meados de março devido à pandemia de coronavírus, não voltará até que "seja seguro e apropriado fazê-lo".

Severamente afetado pela Covid-19, com quase 14.000 mortes, o Reino Unido anunciou nesta quinta-feira a prorrogação por pelo menos três semanas do confinamento, estabelecido em 23 de março.

Nove clubes da Premier estariam a favor da conclusão do campeonato antes do final de junho, de acordo com o Daily Mirror, com o objetivo de evitar complicações ou litígios relacionados ao fim dos contratos de jogadores e patrocinadores.

Entre os afetados estão o meio-campo do Chelsea, Willian, e o zagueiro do Tottenham, Jan Vertonghen, cujos contratos se encerram no dia 30 de junho. Além disso, o Liverpool mudará seu material esportivo, passando da New Balance para a Nike.

Leia também:
Jogadores da Premier League lançam iniciativa para Covid-19
Premier League anuncia ajuda financeira a clubes pequenos e ao sistema público de saúde


Uma alternativa se não for possível retomar o campeonato é encerrar a Premier com a classificação atual, na qual o Liverpool é o virtual campeão virtual, com uma vantagem de 25 pontos sobre o segundo colocado, o Manchester City.

Mas um título para os Reds, após 30 anos de espera, pode provocar reclamações de equipes que seriam rebaixadas ou não se classificariam para os torneios europeus.

Com diferentes campeonatos na Europa buscando alternativas no calendário, a Uefa se reunirá com suas federações na terça-feira para discutir suas competições, também suspensas, dois dias antes da reunião do comitê executivo.

Veja também

“Não dá tempo para lamentar, não pode abaixar a cabeça”, diz Jair Ventura após derrota do Sport
Sport

“Não dá tempo para lamentar, não pode abaixar a cabeça”, diz Jair Ventura após derrota do Sport

Após nova intervenção decisiva do VAR, Sport perde no Rio para o Fluminense por 1 a 0
Sport

Após nova intervenção decisiva do VAR, Sport perde no Rio para o Fluminense por 1 a 0