A-A+

O que o Sport já tem e quem ainda pode chegar para 2020

A duas semanas da reapresentação do elenco principal, Folha faz raio-x do Sport, que está bem servido em algumas posições, mas tem lacunas a preencher

Brocador ficará na Ilha do Retiro até 2021Brocador ficará na Ilha do Retiro até 2021 - Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE

Falta pouco menos de duas semanas para o elenco principal do Sport se reapresentar e dar início à pré-temporada. No dia 2 de janeiro, remanescentes da campanha do acesso e recém-chegados darão o pontapé no ano que será uma verdadeira incógnita na Ilha do Retiro. Dando prioridade às dívidas, a cúpula rubro-negra vem apostando em atletas “com fome” e nos jogadores que foram vices da Série B para um 2020 de calendário cheio. A Folha de Pernambuco destrinchou o Leão posição por posição. Veja o que o Sport já tem e quem ainda pode chegar.

No gol, talvez seja a posição onde o Leão esteja melhor servido. Além de Maílson e Luan Polli, que foram essenciais em 2019, o Rubro-negro anunciou recentemente Carlos Eduardo. A princípio, o arqueiro que mais realizou defesas difíceis na Série B, com 37 intervenções, chega como terceiro goleiro. Porém, se repetir no Sport as boas aparições que teve este ano pelo Brasil de Pelotas, o gaúcho de 27 anos pode dar uma boa dor de cabeça ao técnico Guto Ferreira.

Se conseguir renovar o empréstimo de Rafael Thyere junto ao Grêmio, o Sport começa 2020 com a dupla que não deixou a desejar na Série B deste ano: Adryelson/Thyere. Enquanto o prata da casa participou de 30 compromissos na campanha que levou o clube pernambucano de volta à Série A, o paraibano de 26 anos esteve presente em 36 jogos. Para a reserva, o Leão ainda conta com Éder, que tem vínculo até dezembro do próximo ano, e Cleberson, com contrato até o fim deste. Como a diretoria já deixou claro que irá buscar um atleta para a posição, dificilmente Cleberson seguirá na Ilha. Além destes, Chico também integrou o elenco de cima e pode ganhar novas oportunidades.

Ao que tudo indica, as laterais podem ser um grande problema. Depois de dispensar o titular da direita, Norberto, e o reserva da esquerda, Guilherme Lazaroni, o Leão renovou com Raul Prata e conta com o capitão Sander. O presidente Milton Bivar afirmou que o clube está perto de contratar o jovem João Lucas, do Flamengo, para ocupar a lacuna deixada por Norberto. Porém, no primeiro grupo que iniciou os trabalhos no último dia 16, cinco laterais da base estão sendo observados. São eles Ewerton, Rudson e Rafael pela direita, além de Vicente e Luciano pela esquerda.

No meio-campo, setor onde “o jogo acontece”, o Sport sofrerá mudanças. Do trio considerado titular, apenas William Farias segue no clube. Charles e Leandrinho já voltaram para Internacional e Botafogo, respectivamente. Além deles, o Leão já anunciou as saídas de Yago, Pedro Carmona, Marquinho, Léo Artur e Marcinho, e ainda busca, junto ao Santos, a renovação do empréstimo de João Igor. Revelado no Rubro-negro, Ronaldo é outro que fez uma temporada abaixo e pode estar com os dias contados. Como reforços, a diretoria já anunciou as chegadas de Betinho (ex-Figueirense) e Jean Patrick (ex-Cuiabá). O uruguaio Kevin Méndez e Diego Noronha (ex-Serra) são mais duas apostas que também estão perto de reforçar o setor.

Rithely, que teve vínculo encerrado com o Inter e tem vencimentos elevados, pode ser usado como moeda de troca durante a janela de transferências. Sem Guilherme, que deve atuar no exterior em 2020, o Sport ainda não chegou a um acordo para renovar com Hernane Brocador, artilheiro do time no ano, com 23 gols, e Hyuri, que tem seus direitos econômicos vinculados ao Atlético/MG. Elton, Juninho, Yan e o recém-chegado Ewandro (ex-Fluminense) são as únicas certezas no sistema ofensivo.

Leia também:
Sport pode começar 2020 jogando na Arena de Pernambuco
Durval assina acordo de dívida com o Sport

Veja também

Bruno Becker deixa vice-presidência jurídica do Náutico
Náutico

Bruno Becker deixa vice-presidência jurídica do Náutico

Joaquim Bezerra deveria ir embora de vez do Santinha
Que Golaço!

Joaquim Bezerra deveria ir embora de vez do Santinha