O que você precisa saber para não errar na escolha da bike

Para celebrar Dia do Ciclista, Folha de Pernambuco ajuda com informações valiosas para comprar bicicleta mais adequada

HibridaHibrida - Foto: Divulgação

Começa na infância e se desenvolve na adolescência, às vezes só quando adulto. A hora da iniciação na bike, porém, pouco importa. Para uns é diversão, para outros só meio de transporte. Há quem concilie os dois aspectos na mesma atividade, entretanto. Lazer ou mero meio de locomoção, o certo é que a “magrela” proporciona hábito saudável e que pode durar a vida inteira.

Para lembrar o Dia do Ciclista, celebrado neste sábado (19), a Folha de Pernambuco montou um mini guia com informações valiosas para os que desejam comprar uma bicicleta e não fazem noção do que fazer, por onde começar. Dados como faixa de preço, tipos de equipamentos e modelos são algumas das dicas. Confira ainda orientações preciosas para uma pedalada saudável e que tipo de alimentos ingerir antes de cair na pista.

Urbana/Passeio  
Algumas dispõem de paralamas, bagageiro, farol e lanterna. Geralmente é feita com geometria visando conforto e estabilidade. Seu selim largo e macio torna as pedaladas mais curtas bastante prazerosas. O ciclista fica em uma posição mais ereta, dificultando alcançar alta velocidade e vencer subidas.

Híbrida  
Utilizada para uso urbano, a híbrida também roda bem em estradas de terra e trilhas leves. Tem o quadro parecido com a de uma mountain bike e possui rodas de 700mm das bicicletas speed, ideal para o cicloturismo.

Mountain Bike  
Como o próprio nome já diz, é o tipo produzido para velocidade, resistência e agilidade. Feita para uso na terra, pode ser usada em qualquer condição. Porém, conduzir uma Mountain exige conhecimento sobre técnicas de pilotagens, podendo ser encontrada de modelos simples às profissionais.

Walmir Oliveira, praticante de MTB e fundador do grupo Escaladores Bike, é movido a desafios, que começaram tímidos e se elevaram a um alto grau de dificuldade. “Comecei a fazer trilhas de 15 km a 20 km, há 15 anos. Hoje em dia, faço de 90 km à 120 km, no Agreste”, explica.

Speed  
Usadas no asfalto, principalmente nas estradas. Tem rodas leves, pneus mais finos e o guidão ganha destaque por ser curvo, numa arquitetura voltada para o formato aerodinâmico. Famosas em competições como Tour de France e Giro d’Italia, ela não é recomendável na cidade, piso úmido ou até mesmo para ciclistas iniciantes.

“É essencial saber o seu nível. Ciclistas que estão apenas começando geralmente andam a 10 ou 15 km/h. Os intermediários andam entre 20 e 30 km/h. Nós, de alta performance, chegamos a 40 km/h. Ou seja, não podemos misturar os grupos para que não ocasione acidentes”, alerta o mecânico e vendedor Luiz Eduardo.

Infantil  
Aro 12 - Para crianças a partir de três anos, vem acompanhada de rodinhas que auxiliam o aprendizado.

Aro 14 - Destinada aos que têm entre quatro e seis anos, o modelo oferece comodidade e mais durabilidade.

Aro 16 - Voltada para os pequenos de sete anos, as bikes ainda possuem rodas auxiliares, mas, assim como uma magrela de adulto, possui pneu de borracha e materiais mais resistentes.

Aro 20 - Para os pequenos acima dos sete anos, é uma experiência para quem está perto de começar a pedalar em uma bike maior. Assim como nas de adultos, alguns modelos possuem marcha e quadro em alumínio e aço de carbono.

Equipamentos
Não basta conduzir a bicicleta perfeita sem trafegar com os itens básicos de segurança. Saiba quais são os principais:
- Luvas de borracha
- Óculos
- Capacete
- Faixas reflexivas nos braços
- Faróis dianteiros e traseiros
- Calça, de preferência mais justa, para não correr risco de ficar presa na corrente

Benefícios à saúde
Pedalar proporciona inúmeros benefícios ao corpo, conforme explica o educador físico Rodolfo Negromonte. Entre eles, a liberação de hormônios que trazem a sensação de prazer e bem-estar como a serotonina e endorfina. “Também aumenta concentração, memória, percepção, fatores humorais, entre outros benefícios para a mente do praticante, que tem ganhos no condicionamento físico”.

A prática, no entanto, também requer a devida orientação profissional a fim de evitar lesões. “É bom ter a bike sempre bem ajustada. Importante ficar atento à postura, prezando por manter a coluna ereta e bem alinhada. Atenção pra não projetar muito a cabeça à frente causando um aumento da tensão muscular e compressão nos discos intervertebrais. A regulagem do selim é válida, uma vez que os joelhos têm que estar levemente flexionados quando os pedais estão na vertical”, finalizou.

Alimentação também é importante
A depender do nível de prática, a alimentação adequada requer alterações. É o que diz a nutricionista Bruna Cândido. “Precisamos considerar o tipo de prova, se o atleta é profissional ou amador, além de sua individualidade biológica. Ele passará por três momentos importantes: treinamento, descanso e competição”.

Quantidade, frequência e tipo de nutriente administrado é crucial para que o ciclista desenvolva as capacidades necessárias, como mais rapidez no esvaziamento gástrico, maior tolerância à ingestão hídrica e utilização eficiente de reservas energéticas (gorduras ou carboidratos).

“As proteínas corporais não devem ser utilizadas como energia, por serem cruciais à saúde e ao desempenho. É nesse período que deve ser testado todo alimento ou suplemento, nunca perto ou durante a competição (ou treinamento), devido à possibilidade de efeitos indesejáveis”, destaca.

Manutenção gratuita
Em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, o Plaza Shopping, localizado em Casa Forte, vai oferecer manutenção e orientações sobre o uso seguro da bike, neste sábado, das 10h às 19h, de forma gratuita.

A “Estação Duas Rodas” disponibiliza três mecânicos para realizar a troca da sapata de freio e do cabo de freio e conduíte. Materiais educativos também serão distribuídos no local onde ocorrerão as atividades.

Serviço:
Estação Duas Rodas
Local: E1 do Edifício Garagem do Plaza Shopping
Data: 18 e 19 de agosto
Horário: 10h às 19h
Entrada gratuita

Veja também

São Paulo e Inter duelam pela liderança do Brasileiro
Campeonato Brasileiro

São Paulo e Inter duelam pela liderança do Brasileiro

Pai de David Alaba nega transferência do filho para o Real Madrid
Futebol Internacional

Pai de David Alaba nega transferência do filho para o Real Madrid