Tóquio

Olimpíada de Tóquio não será possível nestas condições, diz organização

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começariam no próximo final de semana, foram remarcados para julho de 2021; mesmo com o adiamento, ainda há incertezas

Golpe fatal do novo coronavírus contra esporte foi o adiamento dos Jogos OlímpicosGolpe fatal do novo coronavírus contra esporte foi o adiamento dos Jogos Olímpicos - Foto: Behrouz MEHRI / AFP

 O presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, Yoshiro Mori, disse que não será possível realizar a Olimpíada em 2021 se a pandemia do novo coronavírus continuar como está. "Se a situação do coronavírus continuar como está, não será possível", disse Mori à emissora NHK. Ele disse que se mantém otimista de que a pandemia melhore e pela descoberta de alguma vacina.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começariam no próximo final de semana, foram remarcados para julho de 2021. No entanto, a sua realização ainda não é garantida, já que há muitas questões ainda não debatidas sobre o evento, como presença de público, segurança para os atletas, se eles precisarão ou não de quarentena, entre outras.

"Seria impossível responder a todas as questões agora. Mas acho que essa situação não vai durar outro ano", completou Mori.
Os organizadores e o COI (Comitê Olímpico Internacional) querem simplificar os jogos para ajudar a reduzir os custos crescentes. O COI não cogita outra data para o evento e avalia que, se ele não puder ser realizado em julho de 2021, deve ser cancelado.
 


"Se as Olimpíadas podem ou não ser realizadas, a questão é sobre se a humanidade pode derrotar o coronavírus", disse Mori. "Especificamente, desenvolver uma vacina ou um medicamento é o primeiro passo". Ao todo, 11.000 atletas olímpicos e 4.400 paralímpicos participariam dos jogos, em 42 locais.

No Japão, cerca de mil mortes foram atribuídas ao novo coronavírus. Tóquio tem visto um número crescente de casos diários da Covid-19 nas últimas semanas, chegando a 300 por dia.

Veja também

FPF faz alterações em jogos da Série A1
Futebol

FPF faz alterações em jogos da Série A1

Martín Rodríguez cita “leitura de jogo” como trunfo para ganhar vaga de titular
Futebol

Martín Rodríguez cita “leitura de jogo” como trunfo para ganhar vaga de titular