Ortigoza brilha e Náutico vence Afogados por 2x1

Paraguaio marcou um gol e deu uma assistência no triunfo válido pelo Campeonato Pernambucano

Timbu voltou ao posto de líder do Estadual Timbu voltou ao posto de líder do Estadual  - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Um gol e uma assistência. O cartão de visitas do atacante Ortigoza não poderia ser melhor. Em sua estreia com a camisa alvirrubra, ele foi decisivo na vitória do Náutico por 2x1 diante do Afogados, na Arena de Pernambuco, pelo Campeonato Pernambucano. Com o resultado, o Timbu retoma momentaneamente a liderança da competição, com 15 pontos.

O Náutico, no papel de favorito, foi obrigado a tomar a iniciativa do jogo. Tal postura ainda é o maior calo dos alvirrubros. A transição não funcionava corretamente e os erros de passe eram comuns. Foi preciso voltar ao conceito tradicional dos contra-ataques para o Timbu assustar os visitantes. Em uma jogada pela esquerda, Tharcysio recebeu na entrada da área e chutou forte para a defesa de Evandrizio.

No lado da Coruja do Sertão, Rosivaldo não dava descanso. Logo de cara, acertou um chute de primeira que passou perto da trave. Na segunda oportunidade, a finalização só não terminou nas redes porque Bruno espalmou para longe.

Com Robinho e Clebinho nas vagas de Timbó e Tharcysio, o Náutico voltou mais ofensivo do intervalo. A pressão, contudo, esbarrava em Evandrízio. O goleiro fez ótima defesa em cabeçada de Camacho.

A cartada final para alcançar a vitória veio aos 22 minutos. O estreante Ortigoza foi acionado para a vaga de Odilávio. A contratação mais badalada do clube em 2018 precisou de poucos minutos para mostrar seu poder de decisão. Ele foi derrubado pelo goleiro na área e o árbitro assinalou pênalti. Com extrema categoria, o paraguaio abriu o placar na Arena.

Do mesmo modo que veio, a vitória quase foi embora. Bryan fez penalidade e Tarcísio empatou o duelo. O “quase” só existiu por conta de quem mesmo? Ortigoza. O centroavante fez bem o pivô e tocou para Robinho fazer 2x1 e cravar o Náutico novamente na liderança do Pernambucano.

Ficha técnica

Náutico 2

Bruno; Bryan, Rafael Ribeiro, Camacho e Gabriel Araújo; Hygor, Cal, Júnior Timbó (Clebinho) e Rafael Assis; Odilávio (Ortigoza) e Tharcysio (Robinho). Técnico: Roberto Fernandes

Afogados 1

Evandrízio; Walter, Algodão, Oséas e Thailson; Madson, Douglas, Roger e Tarcísio; Eltinho (Willian) e Rosivaldo (Hugo). Técnico: Pedro Manta

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima. Assistentes: Ricardo Bezerra Chianca e Humberto Martins Dias Silva
Gols: Ortigoza (aos 29 do 2ºT), Tarcísio (aos 38 do 2ºT) e Robinho (aos 43 do 2ºT)
Cartões amarelos: Rafael Ribeiro, Hygor (N);

Veja também

Tite convoca Paquetá para o lugar de Coutinho na seleção brasileira
Seleção Brasileira

Tite convoca Paquetá para o lugar de Coutinho na seleção brasileira

Tite chama Paquetá para substituir Philippe Coutinho
Eliminatórias da Copa

Tite chama Paquetá para substituir Philippe Coutinho