Libertadores

Palmeiras derrota Flamengo e se torna tricampeão da Libertadores

Em Montevidéu, o jogo terminou em um emocionante 2x1, com direito a prorrogação

Elenco do Palmeiras na final da Libertadores 2021Elenco do Palmeiras na final da Libertadores 2021 - Foto: Juan MABROMATA/AFP

Na noite deste sábado (27), o futebol sul-americano conheceu o seu campeão de 2021. Em Montevidéu, o Palmeiras venceu o Flamengo na prorrogação e conquistou a taça da Copa Libertadores pela terceira vez em sua história. A final, que colocou frente a frente os dois últimos campeões da maior competição entre clubes do continente, terminou em um emocionante 2x1.

A partida aconteceu no histórico Estádio Centenário, o mesmo que recebeu a final da primeira edição da Copa do Mundo, em 1930. Para chegar até a cidade uruguaia, os Rubros-negros triunfaram sobre o Barcelona de Guayaquil nas partidas de semifinal, enquanto o Verdão deixou o Atlético-MG para trás e conquistou a vaga na decisão.  

Com o título, o Palmeiras conquistou também a vaga no Mundial de Clubes da FIFA, que acontecerá nos Emirados Árabes, ainda sem data definida. Na competição os brasileiros poderão enfrentar o Chelsea, vencedor da Champions League durante a última temporada europeia. Além dos ingleses, estão classificados: Al-Ahly, Auckland City, Monterrey, Al-Hilal e  Al Jazira. 

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

O jogo

Não demorou para a rede balançar na final. Aos quatro minutos do primeiro tempo, Raphael Veiga recebeu um cruzamento rasteiro de Mayke e “chapou” a bola para dentro do gol do Urubu. O jogo não decepcionou após o gol. Em um constante duelo tático, o Palmeiras escolheu jogar compactado, parando os avanços do Flamengo na defesa e trabalhando com contra-ataques perigosos. 

A melhor chance, e primeira finalização ao gol, do Time carioca veio aos 42 minutos, com uma movimentação do Gabigol na direita e cruzamento para Arrascaeta que tentou o voleio na pequena área, porém parou nas mãos de Weverton

Segundo tempo

Assim como nos primeiros 45 minutos, a segunda etapa foi de pura emoção em Montevidéu. O Urubu começou pressionando com duas oportunidades de ouro perdidas por Gabigol, artilheiro do campeonato, e assumia uma marcação alta, que dificultava a armação do Palmeiras. Persistindo nesta configuração, cada vez mais empurrava o sistema defensivo alviverde para trás, criando espaços.

O esforço rubro-negro foi recompensado aos 71 minutos, quando o camisa nove do Flamengo deixou novamente sua marca em uma final de Libertadores ao marcar o gol de empate. O Palmeiras tentava reagir, mas não conseguia chegar com perigo a meta de Diego Alves. Ainda no tempo regulamentar, o Michael teve a chance de sacramentar a virada após um belo lançamento de Arrascaeta, que o deixou cara a cara com Weverton, mas desperdiçou. 

Prorrogação

Na prorrogação, cada detalhe pode ser fatal. E foi este roteiro que seguiu o desenrolar da maior final de futebol da América do Sul. Um vacilo na saída de bola de Andreas Pereira, deixou Deyverson na cara do gol e colocou o Palmeiras a um palmo do tricampeonato continental. 

Na prorrogação, Deyverson colocou o palmeiras na frenteDeyverson marca o gol do título do Palmeiras, na prorrogação. Foto: Eitan Abramovich/AFP

No segundo tempo o Flamengo tentou reverter a situação com as entradas de Vitinho, atleta com maior número de assistências da equipe, e Pedro, que quase empatou o jogo na reta final da segunda etapa. Se lançando para o ataque, o Urubu bombardeava a zaga alviverde, que se defendia com unhas e dentes até o final e levantou a taça continental.

Ficha técnica 

Palmeiras 2 
Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Flamengo 1
Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Renato Portaluppi. 

Local: Estadio Centenario, Montevidéu, Uruguai
Horário: 17 horas
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Juan Belatti e Gabriel Chade
VAR: Julio Bascuñán (CHI)

Veja também

Rayssa Leal conquista etapa de Seatle da Liga Mundial de street
Skate

Rayssa Leal conquista etapa de Seatle da Liga Mundial de street

Rebeca Andrade e Caio Souza brilham no Brasileiro de Ginástica
Ginástica

Rebeca Andrade e Caio Souza brilham no Brasileiro de Ginástica