Decisão

Palmeiras e Grêmio disputam o título da Copa do Brasil no encerramento da temporada 2020

Após a vitória por 1x0, o Verdão joga pelo empate, enquanto o Tricolor precisa vencer por dois ou mais gols de diferença

Palmeiras e Grêmio fazem a partida decisiva da Copa do Brasil neste domingo (7)Palmeiras e Grêmio fazem a partida decisiva da Copa do Brasil neste domingo (7) - Foto: César Greco/Palmeiras

Leia também

• Palmeiras mostra evolução e sai na frente do Grêmio na final da Copa do Brasil

• Grêmio anuncia renovação com Renato Gaúcho até o final de 2021

Iniciada em 5 de fevereiro, a Copa do Brasil 2020 chega ao capítulo final neste domingo (7), às 20h, com a partida da volta da decisão entre Palmeiras e Grêmio, no Allianz Parque, em São Paulo. A vantagem é alviverde, pela vitória conquistada no último domingo (28) em Porto Alegre, pelo placar de 1x0, e agora joga pelo empate para garantir o quarto título da competição. Para o Grêmio, apenas a vitória por dois ou mais gols interessa rumo à sexta taça do torneio. Como acontece desde 2015, não há a regra do gol qualificado na decisão. Logo, uma vitória do Imortal com diferença de um gol, o que empata o placar agregado, leva a partida para os pênaltis.

A revolução rápida imposta pelo treinador Abel Ferreira no Palmeiras levou a equipe às finais da Libertadores e da Copa do Brasil, com direito ao título continental, em dezembro. No entanto, o pé embaixo no acelerador rumo às vitórias rendeu à equipe alviverde um cansaço maior do que os outros clubes, que veio a refletir no final da temporada.

As últimas rodadas do Brasileirão foram de dor de cabeça para o treinador português, que precisou se virar para dar conta dos desfalques por lesão e garantir um elenco 100% a tempo de mais uma final importante. A participação no Mundial de Clubes da Fifa foi um dos exemplos do cansaço acumulado, com duas derrotas e nenhum gol marcado na competição, ficando no quarto lugar.

No lado do tricolor gaúcho, a temporada passou longe do ritmo dos últimos anos e rendeu pressão da torcida, que chegou a pedir a demissão do treinador Renato Portaluppi. Porém, Renato segue prestigiado pela direção do clube, que o agraciou com a renovação do contrato por mais uma temporada, garantindo seu posto de treinador mais longevo da atualidade no País.

A derrota na partida de ida, em Porto Alegre, abriu novamente as feridas que o torcedor esperava ver curadas no jogo mais importante do Grêmio no ano, que mostrou pouca criatividade na criação das jogadas, mesmo com um homem a mais durante a maior parte do segundo tempo. 

Pouco deve ser esperado em termos de alterações nos 11 iniciais das duas equipes. No lado alviverde, a volta de Patrick de Paula dá a Abel Ferreira novas possibilidades na armação de jogadas e na fase defensiva. Já no lado tricolor, o jovem Ferreira pede passagem mais uma vez, após ótima partida na estreia do Gaúchão (vitória por 4x1 sobre o Brasil de Pelotas), na última quarta-feira (3). Ferreira entrou no segundo tempo da partida do último domingo, com boa participação, apesar do dia ruim do ataque gremista na Arena, e pode ser o coringa de Renato na grande decisão.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Grêmio

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur, Matías Viña; Patrick de Paula, Danilo, Raphael Veiga; Rony, Wesley, Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda (Rodrigues), Kannemann, Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon; Alisson (Ferreira), Jean Pyerre, Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.

Estádio: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Horário: 20h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Bruno Raphael Pires (GO)
Quarto árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG), Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE) e Leone Carvalho Rocha (GO)

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter