Decisão

Palmeiras e Grêmio disputam o título da Copa do Brasil no encerramento da temporada 2020

Após a vitória por 1x0, o Verdão joga pelo empate, enquanto o Tricolor precisa vencer por dois ou mais gols de diferença

Palmeiras e Grêmio fazem a partida decisiva da Copa do Brasil neste domingo (7)Palmeiras e Grêmio fazem a partida decisiva da Copa do Brasil neste domingo (7) - Foto: César Greco/Palmeiras

Leia também

• Palmeiras mostra evolução e sai na frente do Grêmio na final da Copa do Brasil

• Grêmio anuncia renovação com Renato Gaúcho até o final de 2021

Iniciada em 5 de fevereiro, a Copa do Brasil 2020 chega ao capítulo final neste domingo (7), às 20h, com a partida da volta da decisão entre Palmeiras e Grêmio, no Allianz Parque, em São Paulo. A vantagem é alviverde, pela vitória conquistada no último domingo (28) em Porto Alegre, pelo placar de 1x0, e agora joga pelo empate para garantir o quarto título da competição. Para o Grêmio, apenas a vitória por dois ou mais gols interessa rumo à sexta taça do torneio. Como acontece desde 2015, não há a regra do gol qualificado na decisão. Logo, uma vitória do Imortal com diferença de um gol, o que empata o placar agregado, leva a partida para os pênaltis.

A revolução rápida imposta pelo treinador Abel Ferreira no Palmeiras levou a equipe às finais da Libertadores e da Copa do Brasil, com direito ao título continental, em dezembro. No entanto, o pé embaixo no acelerador rumo às vitórias rendeu à equipe alviverde um cansaço maior do que os outros clubes, que veio a refletir no final da temporada.

As últimas rodadas do Brasileirão foram de dor de cabeça para o treinador português, que precisou se virar para dar conta dos desfalques por lesão e garantir um elenco 100% a tempo de mais uma final importante. A participação no Mundial de Clubes da Fifa foi um dos exemplos do cansaço acumulado, com duas derrotas e nenhum gol marcado na competição, ficando no quarto lugar.

No lado do tricolor gaúcho, a temporada passou longe do ritmo dos últimos anos e rendeu pressão da torcida, que chegou a pedir a demissão do treinador Renato Portaluppi. Porém, Renato segue prestigiado pela direção do clube, que o agraciou com a renovação do contrato por mais uma temporada, garantindo seu posto de treinador mais longevo da atualidade no País.

A derrota na partida de ida, em Porto Alegre, abriu novamente as feridas que o torcedor esperava ver curadas no jogo mais importante do Grêmio no ano, que mostrou pouca criatividade na criação das jogadas, mesmo com um homem a mais durante a maior parte do segundo tempo. 

Pouco deve ser esperado em termos de alterações nos 11 iniciais das duas equipes. No lado alviverde, a volta de Patrick de Paula dá a Abel Ferreira novas possibilidades na armação de jogadas e na fase defensiva. Já no lado tricolor, o jovem Ferreira pede passagem mais uma vez, após ótima partida na estreia do Gaúchão (vitória por 4x1 sobre o Brasil de Pelotas), na última quarta-feira (3). Ferreira entrou no segundo tempo da partida do último domingo, com boa participação, apesar do dia ruim do ataque gremista na Arena, e pode ser o coringa de Renato na grande decisão.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Grêmio

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur, Matías Viña; Patrick de Paula, Danilo, Raphael Veiga; Rony, Wesley, Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda (Rodrigues), Kannemann, Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon; Alisson (Ferreira), Jean Pyerre, Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.

Estádio: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Horário: 20h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Bruno Raphael Pires (GO)
Quarto árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG), Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE) e Leone Carvalho Rocha (GO)

Veja também

Posse de chapa reeleita, no Sport, acontece de forma virtual, nesta terça-feira (20)
Sport

Posse de chapa reeleita, no Sport, acontece de forma virtual, nesta terça-feira (20)

Náutico divulga uniformes finalistas de concurso entre alvirrubros; confira
Náutico

Náutico divulga uniformes finalistas de concurso entre alvirrubros; confira