Futebol

Palmeiras encara Chelsea na final do Mundial de Clubes: veja onde assistir e detalhes da partida

Verdão irá em busca de sua primeira taça da competição no novo formato, inaugurado em 2005

Palmeiras irá em busca de seu primeiro título mundial na era modernaPalmeiras irá em busca de seu primeiro título mundial na era moderna - Foto: KARIM SAHIB / AFP

O Palmeiras está próximo de conquistar o título de campeão mundial na era moderna. Pelo caminho, terá o gigante europeu Chelsea, que venceu o Al Hilal por 1x0 na última quarta-feira (9). O Alviverde sonha por um fim às críticas e, após uma jornada de 70 anos, levantar a tão sonhada e cobiçada taça. A grande final da Copa do Mundo de Clubes Fifa está marcada para este sábado (12), às 13h30, horário de Brasília. 

O Palmeiras foi campeão da Copa Rio de 1951,  que ficou marcada como a primeira competição de futebol entre clubes de diferentes continentes. Porém, não foi organizada pela Fifa, e sim pela CBD (atual CBF), com autorização e auxílio da entidade máxima no esporte. Foram oito participantes, cinco europeus e três sul-americanos. Para conquistar o torneio, o Verdão venceu a Juventus, da Itália, em partidas de ida e volta. 

A atual dupla de finalistas forma a sétima decisão entre clubes brasileiros e europeus desde 2005. Inclusive, na última vez que os Blues protagonizaram uma decisão, enfrentaram outro clube de São Paulo, o Corinthians. Na época, o duelo terminou com uma vitória alvinegra por 1x0, com um gol do peruano Paolo Guerrero. O clube inglês ainda não conquistou o título na era moderna. 

Como chegam as equipes? 

Atual bicampeão da América, o Palmeiras triunfou sobre o Al-Ahly, do Egito, por 2x0 na semifinal, com gols de Raphael Veiga e Dudu. Foi superior na maior parte dos 90 minutos, relaxando apenas quando já estava à frente do placar. Com a vaga já garantida, o técnico Abel Ferreira começou o planejamento de como irá enfrentar o Chelsea na grande final e acompanhou de perto a vitória dos ingleses sobre o Al Hilal, no estádio Mohamed Bin Zayed

O Verdão terá à sua disposição o retorno de Gabriel Veron, que cumprio isolamento social após testar positivo para a Covid-19 e viajou para Abu Dhabi para se reunir com o restante do elenco. O lateral alviverde, Piquerez, vê o favoritismo do lado dos Blues e revelou similaridade nos estilos de jogo. 

"Chelsea é uma equipe muito grande em todo o mundo, joga a Premier League, que, para o meu gosto, é a liga mais forte e mais competitiva do mundo. Na última Champions os acompanhei bastante. Eles têm uma forma de jogar com três zagueiros, taticamente é um jogo similar ao nosso, têm uma ideia marcada também com dois atacantes rápidos, um centroavante muito forte (Lukaku) e muito goleador", declarou o atleta, em entrevista coletiva. 

Em busca do inédito título, o Chelsea evita subestimar o adversário sul-americano, porém também realizou uma boa atuação durante a semifinal. Thiago Silva, zagueiro do time de Londres, reconheceu as dificuldades encontradas no confronto, mas ressaltou a motivação dos jogadores para a conquista do título. 

"Sabemos da responsabilidade que é jogar essa competição. Eu, como bom brasileiro, tenho procurado motivar a minha equipe. Mas a motivação tem que vir de dentro de cada um, e o Chelsea tem motivação de sobra para conquistar esse campeonato", declarou Thiago. 

Ficha técnica 

Palmeiras
Weverton; Gustavo, Luan e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Scarpa; Raphael Veiga, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira

Chelsea
Kepa; Thiago Silva, Azpilicueta, Marcos Alonso e Rüdiger; Christensen, Kovačić e Jorginho; Ziyech, Havertz e Lukaku. Técnico: Thomas Tuchel 

Local: Mohammed bin Zayed Stadium (Abu Dhabi)
Horário: 13h30 (Brasília) 
Árbitro: Chris Beath (Austrália)
Assistentes: Anton Shchetinin e Ashley Beecham (ambos Austrália)
Onde assistir: Band

Veja também

Treinador do Santa Cruz revela estratégia de "vaias artificiais" durante treino fechado; entenda
SANTA CRUZ

Treinador do Santa Cruz revela estratégia de "vaias artificiais" durante treino fechado; entenda

Técnico do Santa Cruz comemora classificação no Estadual: "Marca para a grandeza desse clube"
SANTA CRUZ

Técnico do Santa Cruz comemora classificação no Estadual: "Marca para a grandeza desse clube"