Esportes

Palmeiras muda perfil, mas ainda pode trazer nome de peso

A leitura do departamento de futebol é que as carências do elenco já foram supridas com os cinco reforços anunciados até o momento

Palmeiras foi o campeão brasileiro de 2018Palmeiras foi o campeão brasileiro de 2018 - Foto: Twitter/Palmeiras

Com planejamento adiantado para a temporada 2019, o Palmeiras tem demonstrado uma mudança no perfil de suas contratações para o próximo ano. Se na última janela de fim de ano o clube trouxe principalmente nomes já consolidados no cenário nacional, agora, o plano é de apostas em jovens que se destacaram em equipes de menor expressão. Ainda assim, não está descartado um reforço de peso, com Ricardo Goulart como maior possibilidade.

A leitura do departamento de futebol é que as carências do elenco já foram supridas com os cinco reforços anunciados até aqui: o volante Matheus Fernandes, o meia Zé Rafael, os pontas Carlos Eduardo e Felipe Pires e o centroavante Arthur Cabral. O meia Raphael Veiga, que passou o ano emprestado ao Atlético/PR e se destacou, também deve receber oportunidade.

Leia também:
Palmeiras se isola na liderança do ranking da CBF após título
Palmeiras leva cinco troféus e domina Bola de Prata
Bolsonaro acompanha vitória do Palmeiras e entrega taça
Aos 70, Felipão supera desconfiança e lidera Palmeiras

O discurso da diretoria, porém, é de que o Palmeiras está sempre atento a "oportunidades de mercado" para fortalecer o grupo, que podem surgir a qualquer momento. Foi isso o que aconteceu no caso de Gustavo Scarpa, que foi contratado no meio de janeiro após romper seu vínculo com o Fluminense na Justiça. Até então, o Verdão havia anunciado cinco reforços para 2018: o goleiro Weverton, os laterais Marcos Rocha e Diogo Barbosa, o zagueiro Emerson Santos e o meia Lucas Lima.

No caso de Goulart, que é um desejo antigo do clube, há empecilhos como o alto salário que o meia-atacante recebe na China e a dificuldade em convencer o Guangzhou Evergrande a abrir mão do atleta, que tem contrato até 2020. Apesar disso, o clima interno é de otimismo pela contratação.

O cenário também muda no caso de um jogador importante ser vendido, como Dudu, que foi destaque do Campeonato Brasileiro e já ficou muito perto de sair para o futebol chinês no meio do ano. Se isso acontecer, o Palmeiras pode se movimentar novamente no mercado para não perder qualidade no elenco.

Com um elenco já considerado de primeiro nível para o futebol brasileiro, a meta do Palmeiras deve continuar sendo fazer contratações pontuais para manter esse patamar, atacar eventuais carências e também enfraquecer rivais. Além disso, o clube tem como discurso olhar mais para as categorias de base, que vêm de dois anos extremamente bem-sucedidos, mesmo que Felipão tenha pouco espaço de manobra para aproveitar os jovens no time de cima.

Veja também

Náutico: Conselho define que verba do Grupo Mateus será usada integralmente na Recuperação Judicial
Futebol

Náutico: Conselho define que verba do Grupo Mateus será usada integralmente na Recuperação Judicial

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport
Sport

Por fratura na fíbula do joelho esquerdo, Zé Roberto vira baixa por até seis semanas no Sport

Newsletter