Futebol

Palmeiras pode perder até um time devido à Covid-19

Oito jogadores já testaram positivo e há risco de o número se aproximar dos 11

Scarpa marcou o primeiro gol do Palmeiras no jogoScarpa marcou o primeiro gol do Palmeiras no jogo - Foto: Twitter/Palmeiras

O Palmeiras aguarda o resultado da bateria de exames de Covid-19 que realizou nesta segunda-feira (16) com o elenco, mas teme perder ainda mais atletas para o jogo desta quarta (18), contra o Ceará, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Oito jogadores já testaram positivo e há risco de o número se aproximar dos 11, equivalente a um time completo.

Gabriel Menino, Luan, Viña, Alan Empereur, Danilo, Gabriel Silva, Rony e Gabriel Veron estão em isolamento, assim como o assessor técnico Edu Dracena. A expectativa, porém, é de que o número de contaminados aumente -o clube confirmará nesta terça-feira (17), antes da viagem para Fortaleza (CE), quem mais pode ter contraído coronavírus.



O protocolo para retorno é o seguinte: aqueles que tenham passado assintomáticos ou apenas com sintomas leves no início da doença, precisam ficar em isolamento por dez dias, podendo retornar no 11º –este é o cronograma em geral para atletas. O período fora sobe para 14 dias apenas em casos com sintomas mais fortes, e a volta, então, só ocorre no 15º.

Dos jogadores já confirmados, apenas Luan tem chance de voltar a trabalhar nesta semana: ele foi diagnosticado em testes no dia 9, portanto pode ficar apto a treinar na sexta (20), caso continue sem problemas. Gabriel Menino é o próximo na lista -passou por teste no dia 11, na seleção brasileira, e seria liberado no mínimo no dia 22, domingo. Danilo, Gabriel Silva e Rony vão cumprir os dez dias entre 12 e 22 de novembro, com volta projetada para a segunda (23). Viña e Gabriel Veron testaram positivo no dia 14, então só poderiam retomar os trabalhos a partir de quarta (25).

Neste intervalo, o Verdão enfrentará: Ceará, com a vantagem dos 3 a 0 na ida; Goiás, sábado (21), pelo Campeonato Brasileiro; e a ida das oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Delfín (EQU), dia 25, fora de casa. Isto significa que possíveis novos infectados só poderão voltar depois do início do mata-mata da competição continental. Além de todos esses problemas, o técnico Abel Ferreira tem três jogadores lesionados: Felipe Melo, Wesley e Luan Silva.

Contra o Ceará, o reforço Breno Lopes também não poderá atuar, pois já disputou a Copa do Brasil pelo Juventude. Os retornos de Esteves e Luiz Adriano, ambos recuperados de problemas físicos, podem amenizar a dor de cabeça do treinador português, que foi expulso no Allianz Parque e não ficará no banco nas quartas de final. Weverton e Gustavo Gómez, disputando as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, devem se juntar ao grupo amanhã cedo. O clube montou uma logística para contar com a dupla horas depois dos jogos por Brasil e Paraguai.

Veja também

Jair Ventura ressalta 'melhor segundo tempo' do Sport em 'final de Copa do Mundo'
Sport

Jair Ventura ressalta 'melhor segundo tempo' do Sport em 'final de Copa do Mundo'

Hélio agradece jogadores e afirma não ter deixado de acreditar na permanência
Náutico

Hélio agradece jogadores e afirma não ter deixado de acreditar na permanência