Pandemia causa ansiedade e depressão em jogadores

Estudo feito pela FIFPro e pelo sindicato dos jogadores da Austrália mostrou alteração na ansiedade dos atletas

Casos de discriminação no futebol praticado no Brasil subiram em 2019Casos de discriminação no futebol praticado no Brasil subiram em 2019 - Foto: Divulgação

Um estudo conduzido pela FIFPro, entidade que representa os jogadores de futebol em nível mundial, e pelo sindicato de jogadores da Austrália mostrou que houve um aumento nas taxas de ansiedade e depressão entre jogadores profissionais durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa mostrou que 77% dos jogadores, homens e mulheres, relataram preocupação com suas carreiras. Durante a suspensão das competições esportivas pelo mundo, 58% dos atletas mencionaram sintomas de ansiedade, com 45% demonstrando sintomas de depressão. Mais de 150 jogadores australianos participaram do estudo, sendo a maioria deles sediada no país enquanto outros estavam no exterior.

Em tempos regulares, os sintomas de ansiedade moderada a grave atingem um pico de cerca de 8% nos jogadores de futebol, em comparação com 5% na comunidade em geral. "Essas tendências alarmantes devem despertar a atenção e devem reformular corretamente o foco da Covid-19 no futebol, dos impactos econômicos aos humanos e à saúde", disse John Didulica, executivo-chefe da Professional Footballers Australia, em comunicado.

Leia também:
Tour de France é adiado após prorrogação da quarentena na França
Basquete brasileiro vê cenário mais difícil após adiamento olímpico


"Todos sabemos que a economia futura do esporte mudará e que todos precisamos nos adaptar a isso. No entanto, o que não deve mudar é o compromisso de apoiar nosso pessoal -e a atual incerteza é central para os crescentes desafios de saúde mental que os jogadores enfrentam", acrescentou. A primeira divisão do futebol masculino na Austrália está suspensa até, pelo menos, 22 de abril. Já a competição feminina já foi concluída.

Veja também

Sport anuncia a chegada do meia Hernanes, ex-São Paulo, à Ilha do Retiro
Sport

Sport anuncia a chegada do meia Hernanes, ex-São Paulo, à Ilha do Retiro

Simone Biles elogia desempenho de Rebeca Andrade na ginástica: 'É só o começo'
Jogos Olímpicos

Simone Biles elogia desempenho de Rebeca Andrade na ginástica: 'É só o começo'