Futebol

Para ser campeão da Copa do Nordeste, Sport precisa superar histórico desfavorável

Leão da Ilha enfrenta o Leão do Pici no próximo domingo (03) no jogo decisivo do Nordestão

Ewerthon (Sport) e Zé Welisson (Fortaleza)Ewerthon (Sport) e Zé Welisson (Fortaleza) - Foto: ANDERSON STEVENS / SPORT CLUB DO RECIFE

Apoiado por mais de 42 mil torcedores na Arena de Pernambuco, o Sport arrancou um empate nos acréscimos no primeiro jogo da decisão da Copa do Nordeste diante do Fortaleza. O resultado conquistado no final trouxe alívio para os rubro-negros, mas não ganhar a partida de ida, em casa, tem um histórico desfavorável no Nordestão. 

Até o momento, 18 edições de Copa do Nordeste foram finalizadas. Dessas, 15 tiveram a final disputada em jogos de ida e volta. As exceções aconteceram nos anos de 1994, 2001 e 2010. Sport ,Bahia e Vitória foram os respectivos campeões. 

Nos 15 torneios em que as finais tiveram ida e volta, a equipe que jogou a segunda partida como visitante, caso do Sport neste ano, foi campeã oito vezes. O Leão da Ilha é um desses times com o título de 2014 conquistado dentro da Arena Castelão, contra o Ceará. 

O cenário fica ruim para o Rubro-Negro quando se analisa os resultados dos jogos de ida. Entre esses oito títulos, em sete ocasiões o vitorioso construiu sua vantagem dentro de casa. Apenas o Bahia, no ano passado, perdeu a primeira partida em casa e conseguiu reverter fora. 

Em 2017, na decisão contra o Tricolor baiano, o Sport também empatou em casa por 1 a 1 na ida. Na Fonte Nova, o Bahia foi campeão com uma vitória por 1 a 0. 

No próximo domingo (03), às 18h30, na Arena Castelão, o duelo de leões terá o capítulo final. Tanto Sport quanto Fortaleza ficam com o título com qualquer vitória. Caso seja empate, a disputa será decidida nos pênaltis. 
 

Veja também

Com gol nos acréscimos e pênalti polêmico, Náutico empata com Tombense
Futebol

Com gol nos acréscimos e pênalti polêmico, Náutico empata com Tombense

Sport comunica saída do técnico Gilmar Dal Pozzo
Futebol

Sport comunica saída do técnico Gilmar Dal Pozzo