Cabo de Santo Agostinho

Parceria entre a love.fútbol e IKONE gera ativação de mais um espaço esportivo no Cabo

O espaço esportivo "A quadra da minha rua" será inaugurado neste sábado (15) no bairro Bela Vista, em frente a Associação dos Moradores, no Cabo de Santo Agostinho

O espaço esportivo "A quadra da minha rua" chega ao Cabo de Santo Agostinho O espaço esportivo "A quadra da minha rua" chega ao Cabo de Santo Agostinho  - Foto: Divulgação

Áreas de lazer, por si só, promovem a convivência entre comunidades, mas a valorização do processo de construção e transformação desses espaços em conjunto com moradores, associações, escolas, ONG's, empresários locais e diversos grupos sociais gera engajamento social.

A plataforma de inovação aberta IKONE, em parceria com a ONG love.fútbol e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, inauguram, neste sábado (15), o espaço esportivo "A quadra da minha rua", projeto criado em conjunto com os moradores para a ativação de um quadra de futebol de rua, localizada no bairro Bela Vista, em frente a Associação dos Moradores, no Cabo de Santo Agostinho.

Como no bairro não existem áreas esportivas de lazer e nem espaços disponíveis para o desenvolvimento de novos equipamentos foi realizado um processo de estudo, onde a solução encontrada, junto com a comunidade, foi a identificação de espaços de baixa circulação para melhor aproveitamento das ruas. Assim surgiu "A quadra da minha rua".

Durante todo o processo de construção da quadra, crianças e famílias foram co-criadoras e compartilharam experiências, desafios enfrentados cotidianamente e muita criatividade. Além da pintura, feita de maneira conjunta com as crianças, a quadra de rua ganhou traves, bolas, regras de convivência, placar e redes. A ação vai além do fortalecimento de práticas esportivas dentro das comunidades. A ideia é que, dessa maneira, o espaço se transforme, aos poucos, em um centro comunitário de desenvolvimento social que poderá ser utilizado para oficinas, atividades educativas e tantas outras ações da comunidade.

Durante a inauguração, a quadra receberá seu primeiro torneio oficial de futebol para crianças entre 7 e 8 anos de idade e contará com a presença ilustre do jogador Williams Oliveira do Nascimento, mais conhecido como Vassoura, jogador de futsal brasileiro, eleito por duas vezes o melhor jogador de Fut7 do mundo e natural de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.

O espaço também contará com um programa esportivo-educacional, que irá atender a 20 crianças por semana. Nele, temas como igualdade de gênero, antipreconceito, liderança e cidadania serão trabalhados ao longo dos próximos 8 meses.

De acordo com Rycardo Lira, gerente de placemaking da IKONE, “conversar com as crianças e trazer parceiros de fora para co-criação de soluções é trabalhar com inovação aberta”. Da mesma forma, testar, prototipar e replicar soluções no mundo real exemplifica, na prática, o conceito de Living Lab (laboratório vivo). “A instalação de redes de proteção para as bolas, por exemplo, é algo que pode parecer simples, mas resolve um problema real das crianças”, pontuou.

Veja também

Sport supera traumas recentes, goleia Trem-AP e avança de fase na Copa do Brasil
Copa do Brasil

Sport supera traumas recentes, goleia Trem-AP por 4x0 e avança de fase na Copa do Brasil

Em jogo emocionante, Petrolina vence Cascavel-PR e vai à segunda fase da Copa do Brasil
Copa do Brasil

Em jogo emocionante, Petrolina vence Cascavel-PR e vai à segunda fase da Copa do Brasil