Passeio final pelo país da Copa apresenta mais quatro sedes

Folha apresenta Volgogrado, Samara, Níjni Novgorod e Saransk, as quatro últimas cidades-sedes da série sobre a Copa do Mundo.

Samara Arena foi a última a ficar pronta para o Mundial da Rússia Samara Arena foi a última a ficar pronta para o Mundial da Rússia  - Foto: Divulgação

Depois de passear por sete cidades-sedes, a Folha de Pernambuco apresenta os quatro últimos locais que receberão jogos da Copa do Mundo, a partir de junho. Volgogrado, Samara, Níjni Novgorod e Saransk estão na rota desta última edição da série sobre o Mundial da Rússia.

Leia também:
Sedes da Copa da Rússia têm história e futebol de mãos dadas
Copa do Mundo: conheça os segredos de mais três cidades-sede

Volgogrado, anteriormente identificada como Stalingrado, teve importância crucial na Segunda Guerra, pois foi o local em que o avanço nazista foi interrompido. Hoje é um importante destino turístico, que tem o Memorial do Monte Mamaev entre os pontos mais visitados. O local foi erguido em homenagem aos soldados que morreram na batalha de Stalingrado.

Inaugurada em abril deste ano, a Arena Volgogrado tem capacidade para 45.568 espectadores. No local onde está construída, foram encontradas mais de 300 bombas e vários corpos de soldados do Exército Vermelho. Está situada entre as margens do rio Volga e do memorial dedicado à batalha mais sangrenta da II Guerra Mundial. Na Copa, receberá quatro jogos, entre eles, Inglaterra x Tunísia, no dia 18 de junho.

A 17 horas de trem de Moscou, Samara não tem tanto apelo turístico quanto as outras sedes da Copa do Mundo. Entre suas atrações, um templo dedicado a São Jorge, e um dos bunkers secretos de Josef Stalin. Foi rebatizada de Kuibyshev durante a II Guerra e operou como capital da União Soviética, enquanto a capital russa corria perigo.

O estádio que vai receber os jogos da competição na cidade é a Samara Arena, construída do zero para a disputa da Copa do Mundo. Ela chama a atenção por seu formato, uma referência ao Espaço. Último estádio a ficar pronto, inaugurado no final de abril deste ano, será um dos principais palcos do Mundial. Tem capacidade para 44.807 torcedores e irá abrigar quatro jogos da fase de grupos, um das oitavas de final e outro das quartas.

Nínji Novgorod é reconhecida pelo seu desenvolvimento industrial, pela boa qualidade de vida e boa educação. Por essas e outras é uma das melhores opções para estudantes de curso superior na Rússia. Como outras cidades do país, possui um Kremlin. A fortaleza é um dos locais mais visitados da pequena cidade.

Assim como em Samara, em Nínji Novgorod o estádio foi planejado especificamente para a Copa do Mundo. Foi construído próximo aos rios Volga e Oka e tem capacidade para 44.899 espectadores. Abrigará seis jogos do Mundial, sendo quatro da fase de grupos, um das oitavas e encerra sua participação com um duelo das quartas. Teve sua inauguração realizada no dia 15 de abril, no confronto entre Olimpiyets e Zenit B, pela segunda divisão russa.

Saransk é a capital da República da Mordóvia, que também pertence à Rússia. Tem como uma das principais atrações para os turistas uma contemporânea catedral ortodoxa. A obra, finalizada em 2006, homenageia Fyodor Ushakov, comandante da marinha russa. Apesar de ser uma construção recente, possui características da época do império russo. Um belo local para os turistas conhecerem durante um verão de temperaturas entre 11 e 24 graus.

Inaugurada em abril, a Arena Mordovia, em Saransk, vai misturar estruturas fixas com outras temporárias. Durante a Copa, acomodará 44.442 torcedores. Porém, ao término do Mundial será parcialmente desmontada, tendo sua capacidade reduzida para 25 mil pessoas para os jogos do FC Mordovia. No torneio organizado pela Fifa, sediará quatro jogos da fase de grupos.

- Volgogrado

Estádio
Arena Volgogrado

Capacidade
45.568 pessoas

Número de jogos
4

- Samara

Estádio
Samara Arena

Capacidade
44.807 pessoas

Número de jogos
6

- Nínji Novgorod

Estádio
Nínji Novgorod

Capacidade
44.899 pessoas

Número de jogos
6

- Saransk

Estádio
Arena Mordovia

Capacidade
44.442 pessoas

Número de jogos
4

Veja também

Chapas lançam candidaturas à presidência do Santa Cruz
Futebol

Chapas lançam candidaturas à presidência do Santa Cruz

NBA rende homenagens a Kobe Bryant
Basquete

NBA rende homenagens a Kobe Bryant