PCR abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação à distância na área esportiva

Programa Recife Esportes Capacita usará aulas gravadas por especialistas para capacitar professores, técnicos e acadêmicos de Educação Física

Recife Esportes CapacitaRecife Esportes Capacita - Foto: Divulgação

Treinadores, professores e estudantes de Educação Física, além de esportistas em geral, podem aproveitar o isolamento provocado pela pandemia da Covid-19 para se reciclar e adquirir mais conhecimentos na área. A Prefeitura do Recife lançou o Recife Esportes Capacita (R.E.C.), programa de qualificação profissional gratuita, via Educação à Distância (EaD), voltado para profissionais e entidades que promovem a prática esportiva na capital pernambucana. A ação é uma parceria das secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação, por meio da Unidade Virtual de Cursos à Distância (Unirec). As aulas gravadas incluem 12 modalidades e estarão disponíveis na plataforma Moodle, usada por instituições de ensino como UFPE, UFRPE e IFPE.

As inscrições já podem ser feitas no site. As primeiras modalidades ofertadas serão Vôlei de Praia e Handebol, a partir do dia 6 de maio, com aulas a cargo dos treinadores Caio Lopes e Cristiano Rocha, ambos com experiência na seleção. Cristiano atua como treinador nas categorias de base da Seleção Brasileira de Handebol e é auxiliar da equipe principal, enquanto Caio integra a comissão técnica da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia Sub-19. Nas semanas seguintes, serão disponibilizados os conteúdos de Basquete, Karatê, Vôlei, Ginástica, Futsal, Judô, Natação, Luta Olímpica, Atletismo e Badminton.

A coordenação das atividades fica a cargo de Joanna Maranhão, maior recordista brasileira da história da Natação, que conquistou o quinto lugar nos 400 metros medley, nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, e hoje integra a equipe esportiva da PCR. O programa conta com a chancela das federações estaduais de cada modalidade, além do apoio do Conselho Regional de Educação Física (Cref).

“O R.E.C. é o maior curso de capacitação na área esportiva da história de Pernambuco. Com ele, as pessoas que estão em casa durante a quarentena podem aprender e se qualificar ainda mais. Todas as modalidades são trabalhadas no programa Recife Esportes de Rendimento, iniciativa nossa que prepara os jovens para competir em alto nível”, explica a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Leia também:
Tecnologia te ajuda a se exercitar na quarentena


O conteúdo inclui estudo da História, aplicação das regras e os conceitos básicos para formação esportiva de cada modalidade, analisando o esporte de rendimento a partir de uma perspectiva social. As aulas estão divididas nos módulos iniciante e intermediário, com atividades teóricas e práticas para cada modalidade. A carga horária é de 40h para cada modalidade, incluindo os dois módulos. A conclusão das atividades está prevista para o final de junho.

Veja também

Todos que já passaram pela ginástica feminina do Brasil se veem nessa medalha, diz Rebeca
Medalha de prata

Todos que já passaram pela ginástica feminina do Brasil se veem nessa medalha, diz Rebeca

Rebeca Andrade, uma medalha da superação
JOGOS OLÍMPICOS

Rebeca Andrade, uma medalha da superação