PE é estado do Nordeste com menos torcedores "mistos"

Náutico é o que apresenta menor taxa, afirma estudo. Ao todo, 41,4 milhões (37%) torcem por mais de um clube de futebol no Brasil.

Festa da torcida nos AflitosFesta da torcida nos Aflitos - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

Os pernambucanos põem clubes de outros estados em segundo plano e optam pelos locais. É o que mostra a mais recente pesquisa “DNA Torcedor”, produzida pelo Ibope Repucom. De acordo com o levantamento, dos 27,8 milhões de torcedores do Nordeste, 13,2 milhões (ou 48%) afirmam torcer para mais de uma equipe, sendo esses adeptos apontados como “mistos”. No entanto, Pernambuco é o local do Nordeste em que mais torcedores escolhem times da terra como primeira opção. Foram escutadas 6 mil pessoas ao vivo e 2 mil online para levantar os dados.

Ao todo, 41,4 milhões (37%) torcem por mais de um clube de futebol no Brasil. O Timbu lidera as estatísticas entre os nordestinos presentes no estudo, com 73% de torcedores que preferem vestir apenas a camisa alvirrubra. O Sport vem logo depois, com 70%. O Santa Cruz, por sua vez, fica atrás do Vitória (66%), estacionado em 64%. Ceará (64%), Fortaleza (54%), ABC/RN (50%), Botafogo/PB (47%), ASA (50%), CRB (30%) e CSA (25%) são as outras equipes da região listadas na pesquisa.

Grêmio e Internacional, ambos com 14%, possuem a menor taxa de torcedores simpatizantes de outros times. É também o Sul que apresenta a segunda menor taxa de torcedores mistos do País: 34%. Perde apenas para o Sudeste, que tem 33%. Porém, em volume absoluto, o Sudeste lidera com mais de 17 milhões de torcedores mistos. A pesquisa também traz outros detalhes: a maior proporção entre os mistos é masculina, com 54% de participação, e apresenta concentração nas faixas etárias acima dos 35 anos: 35 a 44 (5% maior que os torcedores em geral), 45 a 54 anos (+3%) e 55+ anos (+6%).

Leia também:
Ex-Náutico, zagueiro Flávio Ramos retorna aos treinos na Turquia
Sport arrecada mais de R$ 100 mil com ingressos solidários

Veja também

Atlético/MG vence Bahia e fatura título do Brasileirão 2021Futebol

Atlético/MG vence Bahia e fatura título do Brasileirão 2021

Uniforme novo do Santa Cruz vaza nas redes sociais; confiraSanta Cruz

Uniforme novo do Santa Cruz vaza nas redes sociais; confira