Futebol

Pelé agradece pela saúde e lucidez a poucos dias de completar 80 anos

Rei do futebol é considerado pela Fifa o melhor jogador do século XX, e faz aniversário nesta sexta (23)

PeléPelé - Foto: Diogo Moreira/ GESP

Pelé, considerado pela Fifa o melhor jogador do século XX, destacou o fato de estar com saúde e lúcido às vésperas de completar 80 anos. 

“Pelos 80 anos, em primeiro lugar eu tenho que agradecer a Deus pela saúde de chegar até aqui com essa idade e lúcido, mas não muito inteligente”, brincou o ex-atacante em vídeo enviado a jornalistas. 

Vestido com uma camisa azul e aparentando estar bem, o tricampeão mundial recebeu os parabéns antecipados que "algumas pessoas" lhe enviaram por seu aniversário de 80 anos, comemorado na sexta-feira (23). 

“Espero que, quando eu morrer, Deus me receba da mesma forma que todos me recebem hoje em nome do nosso amado futebol”, acrescentou o Rei. 

Confinado em casa devido à pandemia de coronavírus, o Rei do Futebol pediu desculpas por ter magoado alguém com suas esmagadoras vitórias pelo Santos, pelo americano Cosmos ou pela Seleção Brasileira, com a qual conquistou as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970. 

“Com todos os campeonatos que ganhei, claro que o outro lado fica um pouco triste mas é coisa da vida, me desculpem. Porém, em nome de Deus, agradeço de coração tudo o que ganhei na minha carreira”, afirmou o ex-jogador. 

Premiado pela Fifa em 2000 como o melhor jogador do século XX, distinção que divide com o argentino Diego Maradona, Edson Arantes do Nascimento internacionalizou o futebol e a Seleção Brasileira. 

Além de vencer três Copas do Mundo, Pelé tem o crédito de ter ultrapassado a barreira dos mil gols, com 1.281 marcados em 1.363 partidas, número questionado por incluir jogos não profissionais, segundo alguns especialistas em estatística. 

O estatístico espanhol Alexis Martín-Tamayo (Mister Chip) destaca que o brasileiro marcou 757 gols em 815 jogos profissionais. 

Atualmente, Pelé tem dificuldade para andar devido a problemas no quadril e foi hospitalizado várias vezes nos últimos anos. 

A dificuldade em se mover o deixou deprimido, segundo afirmou seu filho Edinho em fevereiro, embora o ex-atacante tenha negado essa informação mais tarde.

Veja também

Aproveitando má fase ofensiva do Sport, Mikael quer agarrar titularidade
Sport

Aproveitando má fase ofensiva do Sport, Mikael quer agarrar titularidade

Corpo de jornalista Fernando Vannucci é velado na sede do Botafogo, no Rio
luto

Corpo de jornalista Fernando Vannucci é velado na sede do Botafogo, no Rio