Pernambucano Adulto de Futsal começa nesta sexta (15)

No total, 20 times participam do torneio, que tem como jogo de abertura Afogados x Afogadense, nesta sexta, às 20h

Lançamento da competição aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), no Paço AlfândegaLançamento da competição aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), no Paço Alfândega - Foto: Paullo Allmeida/FolhaPE

O Campeonato Pernambucano Oficial Adulto de Futsal 2019, promovido pela Federação Pernambucana de Futsal (FPFS), teve sua festa de lançamento realizada na tarde desta quinta-feira (15), no shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife. Os confrontos já começam nesta sexta (16), com direito a um clássico regional. A partir das 20h, no recém-inaugurado Ginásio Municipal de Afogados da Ingazeira, jogam Afogados e Afogadense, em duelo válido pelo Grupo C do Estadual.

O Pernambucano reúne um total de 20 times. Na primeira fase, eles estão divididos em cinco grupos com quatro integrantes cada. As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta e os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois terceiros com melhor índice técnico, avançarão de fase.

Na segunda etapa, serão três grupos com quatro times. Eles se enfrentarão em turno único e os dois primeiros colocados de cada, além dos dois melhores terceiros colocados, seguirão na disputa. O mata-mata do Pernambucano de futsal terá jogos únicos, com os donos das melhores campanhas tendo o benefício do mando de quadra nas quartas de final e nas semifinais. A decisão, por sua vez, será em local neutro e já tem data marcada, 7 de dezembro.

Grupos
Os grupos da primeira fase foram definidos da seguinte forma: Petrolândia, Garapa, Petrolinense e AACF-Cabrobó no Grupo A; Aest-Tamandaré, Unacity/Água Preta, Jaboatão Futsal e Deportivo Escada no B; LW Arcoverde, Sertânia, Afogados da Ingazeira e Afogadense no C; Sport, Litoral Norte, Goiana e Óleo no D; e Asec-Caruaru, SER/Seleção Limoeiro, Imperial/Bom Jardim e Aliança Futsal no Grupo E.

Estadual
O Campeonato Pernambucano Oficial de Futsal foi dividido em 13 categorias nesta temporada, com a presença de times de todas as regiões do Estado. No total, são 104 equipes de 35 cidades, gerando a inscrição de 2.600 atletas.

No primeiro semestre, a competição foi realizada para quatro categorias, todas com títulos para as equipes da Capital. O Náutico levou a melhor no Sub-8 e Sub-14, o Sport foi campeão no Sub-10, e o CT Barão faturou a taça no Sub-12. Neste mês, a bola pesada volta a rolar no Pernambucano. Além do Adulto, estarão em disputa também as categorias Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20.

“Fazemos um calendário extenso para estimular os nossos filiados. Assim, mantemos os jovens disputando competições com bom nível e esquentamos o mercado, dando oportunidades para os profissionais trabalharem”, destaca o superintendente da FPFS e representante do Nordeste junto à Confederação Brasileira, Luiz Claudio Carvalho.  

Veja também

Regularizado, Anderson é apresentado e avisa: 'Temos qualidade para reverter situação'
Náutico

Regularizado, Anderson é apresentado e avisa: 'Temos qualidade para reverter situação'

Sport ainda não poderá contar com Marcão e Prata contra o Santos
Sport

Sport ainda não poderá contar com Marcão e Prata contra o Santos