Pernambucano Gabriel Souza é campeão da Copa Brasil Estreante de Optimist

Velejador do Cabanga teve uma atuação irretocável na competição disputada no Espírito Santo

Vereador do Recife João da Costa (PT) Vereador do Recife João da Costa (PT)  - Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife

O jovem velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Gabriel Souza, de apenas 13 anos, foi arrasador em sua primeira competição nacional. Dono de uma atuação irretocável em três dias de prova, o garoto conquistou a Copa Brasil Estreante de Optimist, que foi disputado em Vitória, no Espírito Santo. Das seis regatas disputadas, venceu cinco e terminou a competição com apenas cinco pontos perdidos (PPs). Felipe Berardo/RJ acabou em segundo com 12 PPs e Pedro Cardoso/ES em terceiro com 24 PPs. 

O nível técnico do torneio foi bastante elevado. Os jovens velejadores que disputaram sua primeira competição nacional na classe tiveram uma atuação de veteranos. Os ventos na raia do evento estavam na casa dos 20 nós com rajadas de 25 nós. "O desempenho dele foi surpreendente. Apesar de não ter o biotipo ideal para essas condições climáticas, Gabriel conseguiu passar por cima das adversidades com muita determinação, garra e concentração. Velejou como veterano", analisou Edival Júnior, treinador de vela do Cabanga.

A história de Gabriel Souza na vela é muito recente. Ele começou a velejar há menos de um ano. Apesar da pouca experiência, de imaturo ele não tem nada. "É raro você ver um atleta tão determinado como ele, que começou há pouco menos de 12 meses, como estreante, mas com postura, cabeça e nível de veterano", complementou Júnior. 

"O Time Cabanga começa 2017 com o pé direito. Essa conquista fortalece ainda mais o trabalho de base e de formação de atletas que a Escolinha de Vela do Cabanga tem, um trabalho direcionado e focado na formação de atletas de alto rendimento. Parabéns a todos que fazem o departamento de vela do Cabanga, em especial, o pequeno Gabriel, que deu um verdadeiro show em Vitória/ES", comentou o comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr..

Nos últimos quatro anos, os velejadores do Cabanga conquistaram três títulos da Copa Estreante - Vinicius Oliveira (2014), Marina da Fonte (2015) e Gabriel Souza (2017). Em 2016, Antônio Roma ficou em terceiro geral e primeiro mirim, e Anita Zirpoli, conquistou o título na infantil feminino. 

BRASILEIRO OPTIMIST

Neste sábado (7), terá início, também em Vitória/ES, o Campeonato Brasileiro da classe. Nesta competição, a flotilha do Cabanga Iate Clube de Pernambuco será representada por Pedro Onias, Marina da Fonte, Anita Zirpoli, Ludmila Lira, Júlio César Avellar, Antônio da Fonte, Júlia Ollivier, Letícia Lira, Roberto Cardoso, Guilherme Sant'Anna, Manoel Carvalho, e Cecília Farias.

Veja também

Decisivo mais uma vez, Thiago Neves diz ser 'iluminado' nos momentos importantes
Sport

Decisivo mais uma vez, Thiago Neves diz ser 'iluminado' nos momentos importantes

Cruzeiro e Felipão rescindem contrato após permanência na Série B
Futebol

Cruzeiro e Felipão rescindem contrato após permanência na Série B