JEPs

Pernambuco bate próprio recorde e conquista 24 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Categoria 12-14 anos superou os antigos números de ouros e do quantitativo geral de conquistas

Categoria 12-14 anos superou os antigos números de ourosCategoria 12-14 anos superou os antigos números de ouros - Foto: Kleyvson Santos/SEE

Leia também

• Pernambucano de 16 anos é selecionado para Academia de Pilotos da Ferrari

• Xavi revela sondagem da CBF para assumir Seleção após Copa do Mundo

Pernambuco brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e os atletas da categoria 12-14 anos voltaram para casa com um recorde de conquistas na bagagem. Ao todo, disputando no Rio de Janeiro, a delegação pernambucana arrematou 24 medalhas na competição, sendo 10 de ouro, 4 de prata e 10 de bronze. Os números demonstram também um crescimento no quantitativo de ouros conquistados na categoria, já que o Estado alcançou o dobro de medalhas douradas em comparação à última participação no Nacional. Além dos 24 pódios, Pernambuco ainda conquistou mais 5 medalhas nas séries Prata e Bronze, uma espécie de segunda e terceira divisão da competição, de acordo com o regulamento.

Apesar da desorganização do campeonato, que contou com atrasos na alimentação e confusão nas hospedagens, Pernambuco ainda foi destaque na classificação geral por modalidade, conquistado o primeiro lugar no karatê masculino e ciclismo feminino; segundo lugar no judô masculino e taekwondo feminino, e terceiro lugar geral no badminton masculino e luta olímpica feminina. O ciclismo, inclusive, foi responsável pela conquista de três medalhas de ouro, protagonizadas por Kawani Sofia, de apenas 13 anos. 

Sofia, que faz parte do programa Bolsa Atleta PE, subiu ao ponto mais alto do pódio nas provas de Velocidade, Circuito por pontos e Estrada. “Muita gratidão e muita felicidade. Fiz provas muito boas e consegui me destacar, conquistando essas medalhas tão importantes para o meu Estado”, comemorou a ciclista, que faz parte da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. 

É importante relembrar que os grandes destaques de Pernambuco nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) podem garantir vaga nos programas Bolsa Atleta PE e Bolsa Técnico PE, que prevêem um percentual destinado aos alunos-atletas e treinadores que ficaram em evidência na competição escolar.

“Apesar das dificuldades encontradas na organização da competição, Pernambuco superou as dificuldades. Esse grande crescimento no número de medalhas de ouro coloca o Estado em ainda mais destaque no esporte escolar do Brasil. Estamos agora na expectativa pela realização da categoria 15-17 anos, para consolidar essa posição entre os melhores do Brasil”, comemorou o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez. 

Confira abaixo todas as conquistas de Pernambuco (12-14 anos):

Ciclismo (3 ouros)

Badminton (2 bronzes)

Judô (2 ouros e 1 prata)

Atletismo (1 ouro, 1 prata e 3 bronzes)

Ginástica Rítmica (1 bronze)

Luta Olímpica (2 bronzes)

Karatê (2 ouros, 1 prata e 2 bronzes)

Taekwondo (2 ouros e 1 prata)

Medalhas nas séries prata e bronze:

Série Prata

Ouro para o futsal masculino da Escola Estadual Rotary Alto do Pascoal e para o vôlei masculino do Colégio Boa Viagem

Prata para o futsal feminino do Colégio Elo e para o vôlei de praia masculino do Colégio Boa Viagem

Série Bronze

Ouro para o vôlei de praia feminino do Colégio Elo

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter