Pernambuco envia sete velejadores para a Semana de Vela de Buenos Aires

O destaque é Tiago Monteiro, que está se despedindo da classe Optimist, considerada a base da modalidade

Filme "Anjos da Noite - Guerras de Sangue"Filme "Anjos da Noite - Guerras de Sangue" - Foto: Divulgação

Vai ter pernambucano nas raias do Iate Clube Argentina nos próximos dias. A tradicional Semana de Vela de Buenos Aires, considerada uma das principais competições da modalidade no mundo, contará com a participação de sete velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. Tiago Monteiro e Marina da Fonte, atualmente campeões brasileiros da classe Optimist, integram a equipe, que ainda conta com Ludmila e Letícia Lira, Anita Zirpoli, Pedro Onias e Antônio da Fonte. Os velejadores viajam nesta quinta-feira (29), mas as disputas só terão início no sábado (1º).

Na última edição do certame, no ano passado, Tiago Monteiro encerrou sua participação na 14ª colocação geral, sendo o brasileiro mais bem classificado na disputa. Nas 12 regatas em que participou, a revelação da base do Cabanga perdeu 77 pontos.

"Estamos esperando novamente uma disputa pelo título. Ele teve alguns erros que o prejudicaram em 2015, principalmente nas largadas e em tomadas de decisões. Este ano ele chega muito mais experiente", analisou o técnico Edival Júnior. A competição é conhecida pelo altíssimo nível técnico dos velejadores, com destaque para os argentinos, que aparecem entre os melhores do mundo.

A Semana de Vela de Buenos Aires tem um gostinho ainda mais especial para Tiago Monteiro, já que esse é seu último ano na classe Optimist. "Espero dar o meu melhor, mas estou um pouco acima do peso, então vai ser difícil. O nível é muito alto, mas quero conseguir a melhor colocação possível", disse.

As regatas devem durar dez dias, contando com uma semana de pausa para a realização de clínicas em águas argentinas. Passado o evento, Tiago, que completa 16 anos em janeiro, concentra suas atenções nos preparativos para o 43º Campeonato Norte/Nordeste da modalidade, último compromisso dele na classe, marcado para novembro, em Fortaleza.



Veja também

Palmeiras se irrita e vê silêncio gerar conflito após 2 semanas sem técnico
Futebol

Palmeiras se irrita e vê silêncio gerar conflito após 2 semanas sem técnico

Náutico perto de acerto com Fernando Leite, executivo de futebol
Futebol

Náutico perto de acerto com Fernando Leite, executivo de futebol