Retomada

Pernambuco libera competições de esportes individuais

Autorização passa a valer a partir de segunda (10). Lutas seguem vetadas

Parque Aquático do Santos DumontParque Aquático do Santos Dumont - Foto: Kleyvson Santos

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, anunciou, nesta quinta-feira (6), que, a partir da próxima segunda-feira (10), estará permitida a realização de competições de modalidades individuais, a exemplo de provas de natação, atletismo, ciclismo, triatlo, aquatlo e pentatlo moderno, além de tênis e golfe, entre outros esportes que já estavam com permissão para treinamento desde o dia 6 de julho.  Esse avanço não será possível, no momento, nos municípios de Ouricuri e Araripina, no Sertão do Estado, que entram em lockdown hoje e seguem em regime de quarentena mais rígida até o próximo dia 16. Importante ressaltar que as lutas seguem vetadas tanto para treino quanto para competições em todo o Estado.  

Para realizar um evento, a federação da respectiva modalidade deverá elaborar um protocolo específico, detalhando as medidas de prevenção ao novo coronavírus a serem adotadas durante o período da disputa. Esse documento precisa ser validado pela pasta Executiva de Esportes do Estado e, posteriormente, ser analisado pela Vigilância Sanitária e pela Secretária de Saúde. Só depois desse processo é que será dado o aval para o planejamento saia do papel. Vale ressaltar que não está liberada a presença de público. 

Coletivos 
Com exceção do futebol profissional, as demais modalidades coletivas seguem sem permissão do Governo do Estado para a retomada das atividades. Quem determina as liberações e vetos é o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, formado por gestores de diferentes órgãos da gestão estadual. Os parâmetros que validam as decisões são todos ligados aos números do novo coronavírus, sobretudo ao surgimento de novos casos de infecção, com ênfase nos pacientes que desenvolvem Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Outro tópico é a demanda por leitos de terapia intensiva (UTI). 

Veja também

Náutico lança uniforme preto em ato de união à luta antirracista
Náutico

Náutico lança uniforme preto em ato de união à luta antirracista

Tite divulga nova lista de convocados para estreia nas Eliminatórias
Seleção Brasileira

Tite divulga nova lista de convocados para estreia nas Eliminatórias