Platini admite arranjo para ter França e Brasil na final de 98

Platini, que também foi o presidente do comitê organizador da Copa de 98, reconheceu que houve um "pequeno truque" na hora de montar a divisão dos grupos

Suspensão do ex-jogador francês expirará em 2019Suspensão do ex-jogador francês expirará em 2019 - Foto: Divulgação

O ex-presidente da Uefa, o francês Michel Platini, admitiu que houve um arranjo para que França e Brasil só se enfrentassem na final da Copa do Mundo de 1998, disputada na França. Em uma entrevista à rádio francesa France Bleu nesta quinta-feira (17), Platini, que também foi o presidente do comitê organizador da Copa de 98, reconheceu que houve um "pequeno truque" na hora de montar a divisão dos grupos.

"Não iríamos preparar uma Copa do Mundo por seis anos para não fazer pequenas travessuras, certo? Você acha que os demais países que foram sede também não fizeram", disse Platini durante a entrevista. Para assegurar sucesso do plano, a Fifa deixou França e Brasil como cabeças de chave dos grupos A e C, respectivamente.

Assim, se as duas seleções ficassem em primeiro lugar na primeira fase, só se enfrentariam na decisão da Copa do Mundo. Na final, a França derrotou o Brasil por 3x0. De acordo com Platini, o confronto entre franceses e brasileiros na final era considerado "dos sonhos" pela Fifa. O sorteio daquele Mundial foi realizado em dezembro de 1997, em Marselha, e foi supervisionado pelo então secretário-geral da Fifa, Joseph Blatter.

Leia também:
Segundo relatório, Alemanha é favorita pra vencer a Copa
Mbappé diz que Neymar está pronto para Copa do Mundo
Fifa discutirá Copa com 48 seleções já no Qatar

Tanto Blatter quanto Platini foram banidos pela Fifa em 2015, acusados de má conduta financeira. Antes da partida, a seleção brasileira viveu um momento de tensão, com a convulsão sofrida pelo atacante Ronaldo, na concentração. Recuperado, o jogador conseguiu disputar a partida, mas teve uma atuação discreta.

Veja também

Salgueiro não participará da Série D 2021 e será substituído pelo Central
Campeonato Brasileiro

Salgueiro não participará da Série D e será substituído pelo Central

'Estamos esbarrando nos valores', diz Bivar sobre procura por técnico
Sport

'Estamos esbarrando nos valores', diz Bivar sobre procura por técnico