Vandalismo

SDS confirma prisão de homem de 40 anos após confusão na Arena

Em nota, órgão público também afirma que o Sport não contratou o quantitativo solicitado de vigilantes privados

Torcida invade Arena de Pernambuco antes da partida Sport x BahiaTorcida invade Arena de Pernambuco antes da partida Sport x Bahia - Foto: Reprodução/Instagram

Antes de a bola rolar para Sport x Bahia, na última quinta-feira (18), na Arena de Pernambuco, cenas de confusão tomaram conta de parte do estádio. Próximo do início do jogo, torcedores rubro-negros forçaram a entrada no palco da partida destruindo parcialmente uma das entradas para o Setor Sul

Nos vídeos que circulam nas redes sociais, foi possível ver muito corre-corre. Principalmente após a chegada da polícia, que apartou os baderneiros. A maioria trajada com camisa amarela - alusiva à principal torcida organizada do Leão. Vale lembrar que, em fevereiro de 2020, a Justiça determinou a extinção das uniformizadas em Pernambuco.

Através de nota nesta sexta-feira (19), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) afirmou que "um homem de 40 anos foi preso em flagrante e autuado na Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva por desacato e desobediência à autoridade policial. Também foi apreendido um adolescente de 17 anos, por tentar entrar no estádio portando um artefato explosivo (rojão)."

Além disso, "empregou 173 policiais, sendo 80 na Arena, incluindo o gramado, e o restante nos acessos ao estádio". Ainda segundo o documento, a SDS disse ter enviado à presidência do Sport que eram necessários 220 profissionais de vigilância privada na Arena. No entanto, apenas 120 foram contratados.

A reportagem tentou entrar em contato com o presidente rubro-negro em exercício, Yuri Romão, mas não obteve sucesso até a publicação desta matéria. 

Confira a nota completa:

Informamos que as forças de segurança pública de Pernambuco atuaram antes, durante e após o jogo Sport x Bahia, tanto dentro da Arena como em seu entorno, contendo atos de vandalismo, prevenindo atos de violência e impedindo a invasão do campo. Um homem de 40 anos foi preso em flagrante e autuado na Delegacia de Repressão à Intolerância Esportiva por desacato e desobediência à autoridade policial. Também foi apreendido um adolescente de 17 anos, por tentar entrar no estádio portando um artefato explosivo (rojão). Além disso, a Polícia Civil recebeu uma queixa de dano ao patrimônio da Arena e está apurando as circunstâncias do fato. Em todos os casos, as investigações iniciadas prosseguem até o completo esclarecimento e responsabilização.

Ao todo, a Polícia Militar empregou 173 policiais, sendo 80 na Arena, incluindo o gramado, e o restante nos acessos ao estádio. A atuação de batalhões de área e unidades especializadas, a exemplo do RPMon (Cavalaria), Batalhão de Choque, CIPMoto e CIPCães, foi reforçada também nos Terminais Integrados do Barro, Largo da Paz, Joana Bezerra e Cosme e Damião. Em uma abordagem a um coletivo neste último TI, foram localizados rojões e bolas de bilhar improvisadas como bombas caseiras. Esse trabalho preventivo, com uso de inteligência policial, evitou que houvesse um possível enfrentamento entre grupos.

É importante ressaltar que, conforme ofício enviado pela PMPE à Presidência do Sport, a partir de uma matriz de risco elaborada pela Segurança Pública para os jogos de futebol, deveriam ser empregados 220 profissionais de vigilância privada na Arena Pernambuco, na noite de ontem (18). O planejamento detalhou, inclusive, locais e quantidade de distribuição desse efetivo no estádio, como nos acessos e catracas. No entanto, foram contratados 120 vigilantes, ou seja, quase metade do quantitativo necessário. Considerando que o clube havia sido notificado da necessidade de vigilantes e não cumpriu, será instaurado um inquérito policial para apurar as responsabilidades, assim como a comunicação ao MPPE sobre o descumprimento.

Veja também

Florentín destaca entrega do time e agradece apoio da torcida contra o FlamengoSport

Florentín destaca entrega do time e agradece apoio da torcida contra o Flamengo

Em jogo animado, Sport fica no empate com o Flamengo na ArenaCampeonato Brasileiro

Em jogo animado, Sport fica no empate com o Flamengo na Arena