Futebol

Por acesso, Santa precisa acelerar processo de adaptação

Repetitivo, time esbarra em erros antigos que necessitam de correção

Marcelo Martelotte admite que há defeitos a serem corrigidos no SantaMarcelo Martelotte admite que há defeitos a serem corrigidos no Santa - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

"A gente vai puxando para trazer novos conceitos, mas a nossa intenção é encontrar um equilíbrio. Não entendo que o erro tenha sido exclusivamente do setor defensivo, mas erramos muito passe. Temos erros e defeitos que apresentamos e precisamos corrigir". A instabilidade do Santa Cruz, traduzida na dualidade da apresentação do time contra o Jacuipense, no Arruda, não aparece só no discurso de Marcelo Martelotte. Ainda que líder do Grupo A, mas andando em corda bamba pelo desequilíbrio de desempenho entre os setores, além de atuações convincentes, o Santa vê o momento começar a exigir um sinônimo do futebol: adaptação. 

Nas mãos do técnico Itamar Schülle, que iniciou a montagem do time ainda na pré-temporada - o que faz toda a diferença ao longo do ano -, de modo geral, o time foi condicionado a fazer prevalecer a boa condição defensiva, postado em campo com uma retaguarda de segurança. Ao todo, 28 jogos imerso numa característica que fazia a organização coletiva do grupo um pouco mais fechada no meio, tanto defensivamente quanto no momento de atacar.

Três rodadas já se passaram desde a saída do catarinense do comando técnico e a chegada do atual comandante, que, claro, já introduziu sua metodologia ao plantel; com apreço a um jogo mais corrido, desenhado com ofensividade. Dentro de campo, porém, o grupo parece ainda não ter incorporado essa filosofia, repetindo, inclusive, a ineficiência na transição de bola da defesa para o ataque pelo meio. Dificuldade que vem se arrastando desde o início do ano, com o time ainda mergulhado nas sombras de Paulinho e Didira - que ainda não apresentou uma regularidade - para a articulação das jogadas ofensivas. Quando ambos jogam abaixo, dificilmente o time sustenta boa atuação. 

Outro detalhe que chama a atenção diz respeito justamente à queda de rendimento coletiva nos dois tempos de jogo. Cenário observado nos últimos três duelos, contra Remo, Manaus e o próprio Jacuipense. No último jogo, por exemplo, aspecto que se estendeu também para o setor defensivo, que até então é visto como o principal pilar da equipe, mas que não conseguiu manter uma organização tática em campo, e contribuiu diretamente para os dois últimos gols do time baiano. As variações de comportamento apresentadas nas partidas pelo Tricolor se somam à necessidade de um aceleramento no processo de adaptação do time coral ao sistema transportado pela nova comissão técnica, para que a "versão Martelotte" não caia em desuso no restante da Terceirona, assim como o próprio aproveitamento do clube na competição.

Veja também

Em recuperação de cirurgia, Robson Reis revela ansiedade para voltar aos gramados
Futebol

Em recuperação de cirurgia, Robson Reis revela ansiedade para voltar aos gramados

Fluminense afasta herói da Libertadores e outros três jogadores por indisciplina
futebol

Fluminense afasta herói da Libertadores e outros três jogadores por indisciplina

Newsletter