Português e Sport tentam mudar retrospectiva na Liga Nacional de Handebol

Times pernambucanos estreiam na competição com um olhar de superar velhos adversários e com o objetivo de avançar à segunda fase da Liga

Equipes visam começar com pé direito e avançar à segunda fase da Liga Nacional de HandebolEquipes visam começar com pé direito e avançar à segunda fase da Liga Nacional de Handebol - Foto: Divulgação/Márcio Bezerra

A equipe de handebol do Clube Português/Aeso do Recife estreia nesta terça-feira (17) na Liga Nacional de Handebol 2019. O tradicional time pernambucano entra em quadra às 19h, no Ginásio Tenente Madalena, em Maceió, Alagoas para encarar o Confiança/SE, em jogo que abre a rodada da Regional Nordeste do torneio. O Sport, outro representante do Estado na competição, faz seu primeiro jogo nesta quarta-feira diante do CRB/AL.

Algumas edições atrás, a Liga Nacional de Handebol foi reformulada e passou a contar com um formato de seletivas regionais. Primeiro a competição é dividida e disputada entre os times de cada região. A primeira fase da Regional Nordeste conta com cinco times: Confiança/SE, Português, Sport, CRB/AL e Associação Beneficente GHC/PI, atual bi-campeão da conferência. As duas primeiras equipes da chave, enfrentam o campeão das regiões Norte e Centro-Oeste. O time vencedor, entre as três conferências, passa direto ao Final Four - semifinal do torneio - para enfrentar os classificados da regional Sul e Sudeste.

Leia também:
Handebol: Brasil ganha bronze, mas não vai a Tóquio-2020
Sport e Português decidem título estadual de handebol
Português/Aeso está na semifinal do Brasileiro de Handebol

Pernambuco está com o ‘queijo e a faca’ para garantir bons jogos na competição mais importante do handebol brasileiro. Embora seja o atual vice-campeão da regional Nordeste, no ano passado o Português não conseguiu a classificação para as semis e amargou mais um ano sob o dilema de nunca ter avançado ao Final Four da competição. Realidade essa, que aliás, é comungada por todas as equipes de handebol do Nordeste. “É um campeonato muito difícil. A fase do Nordeste é muito difícil. Nós nunca conseguimos ganhar essa fase. Mas este ano a gente vai com uma equipe mais forte, mais preparada”, enfatizou o técnico do Português, Felipe Rego Barros.

Para mudar o cenário de tropeços na segunda fase, uma das apostas do time luso é o armador esquerdo, Guilherme Rosa, atleta experiente na Liga Nacional e jogador com passagens pela seleção brasileira.

O Sport, por outro lado, tenta se consolidar entre os primeiros clubes do Nordeste. Ao contrário do Português, na edição passada da Liga, a equipe comandada por Márcio Bezerra não conseguiu a classificação para a segunda fase, quando terminou em terceiro lugar, atrás do rival pernambucano. “Nosso objetivo é garantir uma dessas primeiras vagas e avançar à segunda fase, que vai servir de preparatório também para o Campeonato Brasileiro, em novembro”, garantiu o técnico do time rubro-negro.


Veja também

Santa perto de anunciar dupla que atua no futebol paulista
Santa Cruz

Santa perto de anunciar dupla que atua no futebol paulista

CBF divulga tabela das 10 primeiras rodadas da Série B; Náutico estreia contra CSA, dia 29 de maio
Futebol

CBF divulga tabela das 10 primeiras rodadas da Série B; Náutico estreia contra CSA, dia 29 de maio